Acampamento de Luxo: Conheça o Parador Casa da Montanha!

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Garanto que você nunca conheceu um acampamento de luxo, conheceu? Se eu te falar que em uma cidadezinha graciosa no Rio Grande do Sul com menos de 7 mil habitantes e mais de mil metros de altitude, existe um “acampamento” gaúcho com estruturas mais confortáveis que hotéis 5 estrelas? Esse é o Parador Casa da Montanha, um ecovillage que eu tive o prazer de conhecer em Cambará do Sul.Viagem no sul do brasil - acampamento de luxo no rio grande do sul parador casa da montanha32Nonosso roteiro pelo sul do Brasil, quando saímos de Praia Grande, subimos mais de 500 metros e chegamos em Cambará do Sul, uma cidade super gaúcha em uma região conhecida como Campos de Cima da Serra, ou seja, mais alto que a própria serra! Imagina essa vista?

Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e dos Cânions Itaimbezinho e Fortaleza, o Ecovillage Parador Casa da Montanha possui 19 barracas térmicas inspiradas nos famosos lodges africanos – dentro, calefação, lençol térmico, TV e cama king size.

Viagem no sul do brasil - acampamento de luxo no rio grande do sul parador casa da montanha4
Essa foto eu peguei do blog Carpe Mundi porque é perfeita pra mostrar um pouco do visual de lá.

O local atrai viajantes que buscam aventura nas paisagens fabulosas da região, mas claro, com muito conforto. Existem três diferentes opções de chalés, dos mais equipados, com ofurô e banheiro privativo (uma verdadeira casa), até os mais enxutos que seguem bem o conceito de barraca. Nós ficamos na barraca Leão Baio, essa gracinha abaixo!

A nossa barraca seguia um conceito mais rústico e os chuveiros ficam na sala de banho logo ao lado – com produtinhos da Loccitane, ta meu bem? haha As instalações também contam com ofurô e academia.

Ta, mas calma, não é simplesmente uma estrutura super legal. O conceito de acampamento foi o que mais me encantou: todos os dias ao pôr do sol é acesa uma fogueira na recepção, onde todos os hóspedes podem se reunir para ouvir uma boa música e admirar o espetáculo que é a paisagem nesse horário.

O clima é sensacional: a neblina que se levanta ao anoitecer cobrindo os campos, a fogueira, a música, a paisagem… é uma experiência sem igual! Em seguida, é servido o jantar, um menu que une especialidades campeiras às técnicas mais requintadas da gastronomia. Você está entendendo a beleza desses contrastes?

Falando em delícias, o café da manhã é colonial com direito a fogão a lenha e uma vista sempre maravilhosa dos campos. Aos sábados, tem churrasco fogo de chão, onde mais uma vez os hóspedes de reúnem ao bom som de músicas tradicionais gaúchas.

Guardei um detalhe importante para o final: o Parador faz parte do grupo Casa da Montanha, uma das poucas redes de hotéis do Brasil a ter em suas instalações um Spa da Loccitane. Toma essa, meu povo!

Portanto, lógico que eu fiz uma massagem divina lá com o visual dos campos e produtos e técnicas oficiais da Loccitane. Viagem no sul do brasil - acampamento de luxo no rio grande do sul parador casa da montanhaJunto do Parador fica também uma agência de turismo que auxilia os turistas a fazerem os passeios mais incríveis da região, que é repleta de oportunidades para aventureiros e admiradores da natureza.

Como a gente tinha pouco tempo pra ficar no lugar, acabamos fazendo um passeio mais simples por conta mesmo e conhecendo o cânyon Itambézinho, no Parque Aparados da Serra. Opa, eu disse simples? Acho que essa vista diz o contrário:  Processed with VSCO with e3 presetEu voltaria com certeza ao Parador Casa da Montanha. Foi uma das experiências mais gostosas que tive, mesmo que curtinha, já deu pra se apaixonar! É com certeza inesquecível.