Vasos Auto Irrigáveis: Praticidade e Sustentabilidade

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Se você me acompanha no Instagram provavelmente já me viu falando sobre os vasos auto irrigáveis. Uma alternativa sustentável e prática para os vasos tradicionais! Como eu viajo bastante, precisava de uma maneira de manter minhas amadas plantinhas felizes na minha ausência. A melhor forma de fazer isso foi trocando meus vasos comuns pelos vasos da Plantiê. Vou explicar como eles funcionam, mas antes, vem entender porque essa marca é tão legal!

Quando conheci a marca já me apaixonei: além de lindos, esses vasinhos são 100% reciclados e super sustentáveis. Uma iniciativa realmente incrível! Por isso, conversei com um dos idealizadores, o Mateus Serafim, que nos contou um pouco sobre essa ideia.

Vaso Auto irrigável rose gold

Como começou

Eu estudava eng. Mecânica e trabalhava de projetista de moldes pra peças de plástico. Certa vez meu chefe me disse que havia visto um vaso auto irrigável numa viagem à Alemanha. Achei a ideia genial. Comecei a pesquisar, estudar e prototipar. Afinal, pra lançar no mercado precisava da certeza que ele funcionava com uma infinidade de plantas, incluindo orquídeas. Eu sabia que orquídeas eram muito famosas e queria focar nisto.

Foram dois anos e meio de estudo até chegar no conceito ideal (e atual) como produto e marca. Após todos os testes realizados, pré vendas feitas e design validado, decidimos conseguir capital para investir na Plantiê em 2017.”

 

100% Reciclado

A ideia já é super legal pela praticidade. Mas é muito mais do que isso: é um produto totalmente reciclado de uma marca que se preocupa com o meio ambiente.

O vaso é feito para as pessoas que sabem o quão gratificante é ter dentro de seu próprio lar uma infinidade de plantas. Elas nos trazem um sentimento de pertencer a natureza de alguma forma, nos sentimos contribuintes com o ciclo natural da vida. A diferença é que a Plantiê faz isso tirando materiais que iriam se tornar lixo nos oceanos e transforma em seus produtos.  

Não queremos ser sustentáveis só porque fazemos produtos para plantas, mas sim porque impedimos que materiais agressivos a fauna sejam descartados a esmo. Projetamos o vaso para que se possa usar qualquer tipo de material plástico reciclado a fim de poder retirar do descarte o máximo deste plástico.” 

Como Funciona?

Desde que plantei a primeira planta em um vaso desses e percebi o quão feliz ela ficou, já troquei quase todas as plantas da minha casa por vasos da Plantiê.

Isso porque você só precisa encher o reservatório de água de tempos em tempos e a própria planta vai sugando a quantidade de água que necessita. Isso evita problemas com falta ou excesso de água! O Mateus contou que o processo é super simples:

“A cordinha tem uma propriedade física que se chama capilaridade. A capilaridade é quem transfere a água para a planta nas condições que a planta apresentar”

Dá uma olhada nesse vídeo que eu fiz plantando uma das minhas bbs:

Novidade: Vaso de Casca de Arroz

Falando em sustentabilidade, a Plantiê também inovou recentemente dando um novo destino às cascas de arroz.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil. A casca do arroz não tem utilidade nenhuma no processo, ela é um passivo ambiental. Pensando nisso, foi desenvolvido um novo vaso, muito bonito e rústico, misturando a casca de arroz com a matéria prima dos vasos. O resultado segundo Mateus foi “uma resistência maior no produto e uma textura rugosa que evidencia nosso trabalho com materiais de descarte”.

Incrível, né? E além de tudo os vasos são lindos. Olha esse rose gold:

Vaso Auto irrigável1

Se você gostou dos vasos e quer um pra chamar de seu – já aviso que você vai querer comprar mais de um depois de conhecer – a novidade é que estamos vendendo essas maravilhas na lojinha aqui do blog! A quantidade é limitada, então corre e garante o seu clicando aqui! <3