Tomar colágeno melhora a pele?

Mariana Lo Turco

Esteticista e jornalista, seu grande sonho é aliar as duas profissões em uma só e se tornar jornalista de beleza.
Mariana Lo Turco

O colágeno é uma fibra importantíssima para a elasticidade e flexibilidade da nossa pele. Infelizmente, a partir dos 21 anos, a quantidade dessa fibra diminui ano após ano e a nossa pele fica mais flácida e com rugas. O que podemos fazer? Suplementar colágeno! Mas para um efeito benéfico, vem conferir todos os mitos que cercam o uso do colágeno.

O QUE É O COLÁGENO?

O colágeno é uma proteína que forma 70% da nossa pele. Além da pele, o colágeno também está presente em nossos ossos, cartilagens e tendões. Dá pra entender o por quê dessa fibra ser super importante, não é?

Com o envelhecimento e também pela ação degradante dos raios de sol – por isso é importante ter cuidados no verão -, a quantidade de colágeno da nossa pele diminui com o passar do tempo.

A quantidade de açúcar que ingerimos também afeta a qualidade do colágeno que temos. Isso acontece por causa de um processo chamado glicação, que é quando o açúcar “carameliza” as fibras de colágeno, e torna elas rígidas. Essa rigidez acaba com a função do colágeno de tornar a pele mais elástica e flexível.

COLÁGENO, PARA QUE TE QUERO?

Por essas razões, é importante estimular a celulazinha que produz o colágeno: o fibroblasto. É aí que aparece a suplementação de colágeno. É como se você oferecesse para essa célula tudo que ela precisa para formar a fibra.

Você pode estar pensando: se o colágeno é uma proteína, como a carne, porque não adianta eu só me alimentar com uma maior quantidade de proteína?

Uma proteína é formada por diferentes tipos de aminoácidos; no caso, os aminoácidos presentes no colágeno são bem diferentes das que encontramos nas carnes e vegetais. Uma alimentação saudável é muito importante para uma boa produção de colágeno, mas não exclui a importância da suplementação!

QUANTO DE COLÁGENO EU TENHO QUE TOMAR?

Para ser eficiente, você precisa tomar por, NO MÍNIMO, 3 meses cerca de 8 gramas diárias de colágeno. Sabendo disso, preciso desapontar aquelas pessoas que gostam de suplementos em cápsulas. No caso do colágeno, as cápsulas que encontramos no mercado não adiantam!

Porque? Se você olhar a tabela nutricional, vai ver que o recomendado é, geralmente, a ingestão de 4 cápsulas por dia. O problema é que a quantidade de proteína que você ingere com 4 cápsulas passa longe das 8 gramas diárias. Por isso, opte por colágeno hidrolisado em pó – e tem que ser hidrolisado, ok?

CREMES COM COLÁGENO SÃO BONS?

Vou ter que desapontar de novo os leitores que compram cremes com colágeno. A mólecula do colágeno é muito grande, então ela não consegue “entrar” na pele. Fique atento: na indústria dos cosméticos, é muito comum encontrar cremes que prometem milagres por terem colágeno na formulação!

Isso só muda se o colágeno presente no creme for hidrolisado; nesse caso, a molécula do colágeno é ‘quebrada’ e fica bem menorzinha. Então tenha atenção na hora de comprar! 

Já comprou o seu colágeno?