Plantas para ambientes com pouca luz

Jéssica Varjão

Engenheira Agrônoma, sócia-proprietária do Armazém Natural, aquariana é muito sonhadora, sou apaixonada por assuntos que envolvam plantas, animais, moda e viagens,e estou sempre disposta a compartilhar ideias!

A dúvida de hoje é da @rosafatho, que quer saber quais plantas são ideais para ter em um corredor sem ventilação e sem iluminação!

Como falei nessa matéria aqui, as plantas precisam receber iluminação em algum momento do dia para fazer fotossíntese, se não ela não irá se desenvolver. Se o corredor que você se refere for completamente escuro e não receber nada de iluminação procure fazer sua paisagem usando flores artificiais. Hoje em dia o mercado oferece lindíssimas plantas artificiais que são parecidíssimas com as naturais e ainda têm a vantagem de não precisar de cuidados específicos.

Mas se não for o caso, e seu corredor receber algum tipo de iluminação, por menor claridade que seja, vou sugerir algumas plantinhas mais comuns para ambientes de meia sombra ou sombreado:

plantas que purificam o ar segundo a nasa
  • Filodendro pacova: Com folhas grandes e vistosas, gosta de locais iluminados, mas sem luz solar direta. É um dos preferidos para ambientes internos e gosta de pouca água.
  • Zamioculca: Gosta de ambientes internos e com pouca luz.
plantas que atraem boas energias feng shui zamioculca
  • Dracena “pau d’água”: É uma espécie resistente a ambientes internos, inclusive ao ar condicionado.
  • Clorofito: a planta também pode ficar em ambientes internos, principalmente se colocada em vasos suspensos, pois suas folhas pendem para os lados assim como samambaias, tornando-se um ótimo objeto decorativo.
  • Palmeira ráfia: A planta gosta muito de locais sombreados e com alguma ventilação, cuidado com locais climatizados com ar-condicionado ou muito seco, pois as folhas da palmeira podem ficar com as pontinhas queimadas. Para evitar que a palmeira-ráfia fique com as folhas queimadas, basta borrifar água limpa na planta uma vez por semana e manter o substrato levemente umedecido.

E muitas outras plantas! O legal é procurar um paisagista que fará a harmonização do ambiente pra você de acordo com o espaço e seu gosto, em função do tamanho reduzido, os corredores costumam ser subestimados, mas há muito potencial a ser explorado nessas áreas. Aqui falamos mais algumas plantas de sombra e meia sombra para ter dentro de casa!

Você também tem alguma dúvida sobre plantas? Deixa nos comentários!

Marcado com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: