O shampoo ideal para cada tipo de cabelo

Mariana Lo Turco

Esteticista e jornalista, seu grande sonho é aliar as duas profissões em uma só e se tornar jornalista de beleza.
Mariana Lo Turco

As lojas de cosméticos estão cada vez maiores, e a quantidade de produtos nem se fala! Um dos produtos essenciais é o shampoo, e a variedade deste produto nas lojas é enorme. Então resolvi te ajudar na escolha do shampoo, de acordo com o tipo do seu cabelo. Vem conferir!

Shampoo ideal para cabelo oleoso

Muitas pessoas que têm cabelo oleoso, acreditam que tem que usar um shampoo que retire totalmente a oleosidade dos fios. MITO! Oleosidade é uma forma de proteção do cabelo e quanto mais você retirar esta forma de proteção, mais seu cabelo vai ficar oleoso. O ideal é que o shampoo não tenha tensoativos muito agressivos, como é o caso do Lauril Éter Sulfato de Sódio – encontrado até mesmo no detergente de pia. Para cabelos oleosos, o importante é se atentar aos ativos do shampoo.

Exemplos? Extrato de hamamélis, alecrim ou jojoba. A Loccitane possui uma linha chamada aromacologia que é perfeita para esses casos. Para cabelos com caspa, a melaleuca também vai ser um ótimo extrato natural adstringente, assim como o chá verde. A Laís Lima Coutinho, cabeleireira, esteticista e cosmetóloga, têm um exemplo de formulação que ela criou para cabelos oleoso. É só mandar manipular!

Receita Shampoo para Manipular:

– Alecrim, óleo essencial de alecrim, óleo essencial de lavanda francesa, extrato glicólico de hamamélis, óleo essencial cipreste europeu e shampoo com base perolada!

Shampoo ideal para cabelo misto

O shampoo ideal para cabelos mistos, não pode nem retirar muito a oleosidade do fio nem ter ativos muito oleosos. Para manter o comprimento dos fios hidratados, aposte no d-pantenol, lavanda, erva-doce ou camomila.

Shampoo ideal para cabelo seco

Este tipo de cabelo pode abusar dos óleos para formar uma película protetora no fio e fazer com que o cabelo não perca água. Mas é importante também usar ativos com ação hidratante, como é caso da aloe-vera, aveia coloidal, óleo de argan, de coco ou de rícino (que também estimula o crescimento dos fios).

Shampoo para cabelo com química

Para os cabelos tingidos ou quimicamente tratados, como é o caso de quem faz progressiva, o shampoo ideal deve ter um pH entre 4,5 e 5,5. Um pH ácido faz com que a cutícula do fio não fique muito aberta, o que deixa o cabelo com aspecto de danificado. Ativos naturais como o açaí e a mandioca são uma ótima pedida, além dos óleos indicados para os cabelos secos.

Shampoo para cabelo com química fragilizado

Loira, esse shampoo é para você! Você pode investir em produtos com os ativos para os cabelos secos e quimicamente tratados. Mas é importante também usar shampoos contendo aminoácidos para a reconstrução do fio, como é o caso da arginina, cisteína e leucina. Evite a queratina: se o cabelo estiver muito seco, o uso dela pode quebrar o fio!

Agora já sabe qual shampoo comprar para o seu cabelo?

Marcado com ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: