O que fazer em Gramado e Canela

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

A Serra Gaúcha é uma região maravilhosa e cheia de possibilidades – um lugar impossível de não amar! Sempre que vou pra lá descubro algo novo e tenho mais motivos pra voltar, inclusive, estive lá novamente com minha mãe e resolvi organizar nessa matéria o que fazer em Gramado e Canela.

Pra começar, as cidades são muito organizadas e um dos destinos de turismo mais seguros do Brasil. Gramado e Canela são as principais cidades da serra gaúcha, localizadas na Região das Hortênsias, onde você encontra diversos atrativos relativamente próximos e de fácil acesso. Dependendo da estação escolhida, você ainda vai ver todos os cenários repletos de hortênsias maravilhosas! Se você vai visitar Gramado e Canela, separei alguns dos meus passeios preferidos para te indicar! Caso tenha mais algum pra sugerir, deixa lá embaixo nos comentários <3

Passear a pé pelo centro e visitar a rua coberta em Gramado

A cidade é muito segura e o centro é repleto de restaurantes, comida italiana e alemã e, claro, muitas lojas de chocolate! Além disso, com uma arquitetura linda de se ver, caminhar no centro de Gramado é o suficiente para garantir um passeio lindo! Ao passear pelas ruas, você vai se deparar com várias casas antigas de imigrantes alemães e italianos, inclusive, algumas abertas a visitação que funcionam como museus.

A Rua Coberta fica bem no centro ligando a Av. Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. São 100 metros de rua com um lindo telhado de vidro tomado pelas plantas e muitos restaurantes e cafés – uma delícia de lugar!

Nessa minha última visita a Gramado fiz duas refeições maravilhosas na rua coberta e recomendo muito. Primeiro, almoçamos um spaghetti ao molho quatro formaggio e cogumelos no Bistrô Pastaciutta. Maravilhoso!

No dia seguinte voltamos na Rua Coberta, que se tornou um de nossos lugares preferidos, para conhecer o Restaurante Neni. Fomos surpreendidas pela beleza e sabor dos pratos, tudo estava incrível!

Conhecer a Rua Torta

Também no centro de Gramado fica a Rua Torta, uma subida sinuosa e muito graciosa. Essa rua foi nosso caminho para o hotel na última vez que visitamos a cidade!

Visitar o Mini Mundo

No Mini Mundo os visitantes vivem toda aquela vibe da infância em um mundo dos sonhos. O Parque, que é uma das atrações mais tradicionais de Gramado, apresenta inúmeras maquetes de cidades e monumentos do mundo todo até 24 vezes menores que o tamanho real. A perfeição é tanta que alguns dos projetos são feitos pela equipe de arquitetos do parque a partir das plantas das construções reais.

Comer Fondue

Apesar da colonização alemã e italiana, Gramado também tem muito da Suiça. Você vai encontrar muitos restaurantes de fondue de alta qualidade e preços variados. Eu tive o prazer de conhecer e me apaixonar foi o Petit Brasil, que tem uma vibe boa para grupos de amigos e famílias, com música ao vivo e transporte para os clientes.

Comer pizza

Gramado e Canela são cheios de opções gastronômicas. Como pizza é uma das minhas comidas preferidas, não poderia deixar de fora dessa lista. Se você andar a noite pelo centro de Gramado vai perceber um grande barco pirata – sim, isso mesmo que você leu! A pizzaria Cara de Mau é uma das mais badaladas da cidade, seja pela decoração temática ou pela premiada pizza. Lá também é ótimo para ir com crianças pelo espaço recreativo. Uma noite divertida e gostosa!

Mas existem muitos lugares para comer pizza por lá. Na minha última ida a Gramado jantei pizza na II Placere e, honestamente, foi a melhor pizza que já comemos. Recomendo!

Tomar um chopp alemão

Mais uma vez no centrinho de Gramado pode-se encontrar diversos pubs de chopp e cervejas artesanais. Nós provamos uma Rasen e achamos que vale a pena estar nessa lista!

Dar uma volta no Lago Negro

Uma paisagem linda e agradável que atrai observadores e quem deseja fazer uma gostosa caminhada ao ar livre é o lago negro. Lá tem pedalinhos, hortênsias, um restaurante… algumas opções para um passeio light e muito gostoso de contemplação. O curioso é que o parque do Lago Negro foi construído após um incêndio que acabou com a natureza do lugar. Para compensar, foram trazidas árvores da floresta negra diretamente da Alemanha, por isso o nome, Lago Negrp.

Conhecer a Snowland

Eu ainda não conheci esse parque, mas ele merece estar na lista pela engenharia e a possibilidade de, em qualquer estação, oferecer uma pista de neve aos turistas. Lá você pode aprender a patinar, esquiar no gelo ou simplesmente curtir a neve artificial e a temperatura negativa. 

Conhecer o le Jardin

O Le Jardin é um parque de lavandas com um jardim muito bonito aberto para os visitantes. Lá fica uma lojinha com diversos produtos a base de lavanda e um café onde você pode comer um strudel e tomar um chá! O lugar é perfeito para quem quer um passeio tranquilo, uma caminhada entre as flores e admirar o visual.

Além disso, lá também ficam algumas estufas recheadas de plantas maravilhosas. É de deixar qualquer louca das plantas ainda mais doidinha!

Visitar uma loja ou fábrica de chocolates

Não é a toa que Gramado é conhecida por ser a cidade do chocolate! Andando por lá você vai encontrar muitas, muitas lojas e fábricas de chocolate. Mas a maioria delas não são simples lojas: cascatas de chocolate, castelos… são atrações à parte! Um dos lugares mais famosos para conhecer é o Mundo do Chocolate Lugano, onde você encontra um ambiente geladinho com várias miniaturas e grandes esculturas do mundo todo feitas de chocolate. Outras opções super legais são o Reino do Chocolate e a Chocolate Prawer.

Conheci a Prawer, a primeira fábrica de chocolates artesanais e recomendo!

Conhecer a Mina

Na região existem várias lojas “A mina”, visitando qualquer uma delas você ganha ingressos cortesias para conhecer a sede, onde fica uma reprodução de mina e museu de pedras preciosas. Lá ficam expostas diversas pedras reais maravilhosas de encher os olhos!

Fazer um tour pela Avenida das Hortênsias

A Avenida das Hortênsias se inicia no Pórtico de Nova Petrópolis, atravessa Gramado e chega em Canela. Na parte central você passa por atrações como Museu do Perfume, Museu do Chocolate, Museu Medieval, Dreamland (museu de cera), o Harley Motor Show (um bar com muitas motos Harley), o Holywood Dream Cars (um museu de carros antigos)… Nessa avenida também fica o Belvedere, um mirante simples. Do Belvedere a Canela são 6,2 Km de pista dupla e com calçada nos dois sentidos, permitindo um passeio de uma hora a pé ou 10 minutos de carro.

É impossível falar de Gramado sem falar de Canela. As cidades vizinhas são grudadinhas e você quase não faz distinção uma da outra. Em Canela estão os principais destinos para quem adora aventura, como o parque do Caracol, onde fica a Cascata do Caracol. Nós visitamos os Parques da Serra, que fica logo ao lado, para visualizar a cascata por inteiro. Fizemos o passeio de bondinho e a vista é sensacional! Além disso, dependendo da época do ano, você vai ver lugares repletos de hortênsias florindo todas as paisagens.

Visitar o parque do Caracol

O Parque do Caracol é onde se localiza a maior cachoeira do RS, sendo assim, é um dos maiores pontos turísticos do estado. A Cascata do Caracol tem 131 metros de altura, rodeada por natureza. É possível contemplar o visual pelo elevador panorâmico (pago à parte) e conhecer os mirantes.

Nós subimos o elevador e a vista valeu a pena! Você também pode escolher dentre as trilhas disponíveis no parque, perfeitas para quem gosta de passeios para observação da natureza.

Andar de bondinhos no Parques da Serra

Ao lado do parque do Caracol ficam os Parques da Serra, onde é possível fazer um passeio de bondinho e ter a visão total da cascata do Caracol bem de frente. Nós fizemos esse passeio e é realmente maravilhoso!

Outra experiência possível agora nos Parques da Serra é andar de Eagle, uma espécie de tirolesa a 40km por hora. Lindo!

Visitar o Castelinho do Caracol

O castelinho do Caracol na verdade foi uma das primeiras casas da região, em estilo alemã e construída em madeira, sem pregos, apenas com encaixes em seu primeiro andar. Hoje é um museu de utensílios e móveis antigos utilizados na época áurea da casa. Mas a maior atração fica por contra do apfelstrudel servido no café, conhecido como um dos melhores do Brasil!

Visitar no Eco Parque Sperry e almoçar no Bêrga Motta

O Eco parque Sperry não é um dos passeios mais tradicionais, porém foi um dos que eu mais amei. Localizado oito quilômetros de distância do centro de Gramado e a dez quilômetros do centro de Canela, o Parque Ecológico fica em meio a Mata Atlântica, com trilhas onde você encontra mirantes, cascatas, cachoeiras, cânions e animais locais. Você ainda pode fazer tirolesa e outros esportes de aventura.

Para almoçar, o parque possui um restaurante fabuloso no meio das árvores que por si só já vale o passeio, o Bêrga Motta. Uma horta enorme ao lado é aberta para os visitantes em um ambiente bucólico e encantado. (me inspirei nessa haha)

Conhecer a Catedral de Pedra

Construída em 1953 no estilo gótico, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra, é um dos maiores cartões-postais de Canela. Ela possui uma torre com 65 metros de altura, onde ficam 12 sinos. Na frente, um amplo jardim para receber os visitantes. É lindo!

Se aventurar no Alpen Park

O Alpen Park é perfeito para quem quer um pouco mais de aventura: tirolesa, escalada, arvorismo, cinema 4D, descida de trenó, montanha-russa, passeio de quadriciclo… Não é preciso pagar entrada, porém é pago por atividade e estacionamento.

Toda a região da serra gaúcha é rica em cultura, gastronomia e paisagens lindas. Mas as cidades mais conhecidas são Gramado e Canela, onde se concentra a maior parte dos atrativos turísticos. Coloquei na lista essas duas cidades, mas recomendo conhecer a região como um todo – você não vai se arrepender!

Onde se hospedar em Gramado

Na minha última visita a Gramado, me hospedei no Wish Serrano Resort, um lugar lindo em meio a muita natureza e opções de lazer, bem próimo ao centro de Gramado – fazíamos tudo a pé! Uma delíai de lugar que recomendo à todos!

Quer mais uma dica de lugar para se hospedar em Gramado? Veja aqui minha experiência na Estalagem St. Hubertus!

Visualizar esta foto no Instagram.

Um resumão da nossa viagem com as experiências preferidas!

Uma publicação compartilhada por Thaisa Dalmut (@thaisadalmut) em