O que fazer e onde se hospedar em foz do iguaçu

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Você com certeza já ouviu falar de Foz do Iguaçu, berço de uma das 7 maravilhas da natureza e patrimônio da humanidade. Foz é destino obrigatório pra todo mundo que ama viajar. Ainda não conheceu esse destino? Então vem descobrir as coisas incríveis que você pode vivenciar lá, o que fazer e onde ficar em foz do Iguaçu!

Mas antes, por que visitar Foz do Iguaçu?

Primeiramente é importante mencionar que Foz do Iguaçu faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Isso te dá a possibilidade de aproveitar os três países estando hospedado no mesmo lugar. Você literalmente pode tomar café no Brasil, almoçar no Paraguay e jantar na Argentina no mesmo dia. Quer viagem mais completa que essa?

Falando em completa, Foz tem muitas, mas muitas opções de passeios, parques, restaurantes, bares e hotéis. Isso sem mencionar as opções das cidades vizinhas na Argentina e Paraguay. Vou listar os passeios que mais gostei de fazer na região!

Visita ao Parque das Cataratas

É óbvio que você não vai até Foz do Iguaçu sem visitar o Parque das Cataratas! Eleitas uma das 7 maravilhas da natureza e patrimônio da humanidade, é um orgulho brasileiro e visita obrigatória para todo viajante. É de tirar o fôlego ver toda aquela água caindo infinitamente! Recomendo fazer a trilha de 1km para chegar ao local, é lá que ficam as paisagens mais lindas!

CURIOSIDADE: Atualmente visitadas por 2,5 milhões de turistas do mundo inteiro, as Cataratas do Iguaçu foram relatadas pela primeira vez em 1542 pelo explorador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca. Eleanor Roosevelt, então primeira-dama dos Estados Unidos, comparou com uma exclamação as Cataratas do Iguaçu com as quedas que o seu país divide com o Canadá: “Poor Niagara!” (pobre Niágara!).

As Cataratas são formadas por quedas de 65 metros de altura, em média, que se estendem por 2.780 metros de largura. As Cataratas do Iguaçu despejam cerca de 1,5 milhão de litros de água por segundo em períodos normais e têm 19 saltos principais, três deles no Brasil e os demais na Argentina, porém voltados para o observador que está no lado brasileiro. O salto que mais chama a atenção dos visitantes é a Garganta do Diabo.

Pausa para o almoço: conheça o restaurante Porto Canoas

O restaurante Porto Canoas fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na beira do rio, uma das paisagens mais belas do mundo em um ambiente onde o ar puro da floresta se confunde com aromas suaves de uma cozinha com várias opções de pratos, entre eles os típicos da gastronomia brasileira e sobremesas de encher os olhos e agradar os paladares mais exigentes.

Macuco Safari

Ainda dentro do parque das cataratas existem diversas opções de passeios e aventuras possíveis. Um dos mais famosos desses passeios nas Cataratas do Iguaçu é o Macuco Safari – prepare-se para muita aventura!

Macuco Safari é um passeio ousado pelo Rio Iguaçu que leva os turistas poucos metros de distância das gigantescas quedas d’água. Em alguns momentos a água é tanta que não conseguimos enxergar nada. É pra lavar a alma!

Passeio Backstage no Parque das Aves

Esse foi o passeio que mais me emocionou e eu recomendo muito que você também faça! Eu já tinha ido para o parque das aves antes e fiz uma visita normal, então acabei não entendendo tanto sobre o que o parque se trata.

Dessa vez fiz a opção de passeio Backstage, onde um guia do parque nos leva por trilhas e lugares que só os funcionários podem passar, ajudamos a alimentar os pássaros e ouvimos mais sobre a causa do parque. 
Resumidamente, o Parque das Aves resgata e recupera aves que sofreram maus tratos ou foram retiradas do tráfico. Eles cuidam tão bem das aves que até treinamento para que elas sofram menos stress na hora de ir para o hospital é feito. No final do passeio, somos recebidos em um deck lindo com um café da manhã delicioso e as araras azuis Cindy e Mindy para uma foto. Sensacional!

Mostrei mais detalhes da minha visita preferida ao parque das aves nesse vídeo abaixo:

Usina Itaipu Binacional

Se o Rio Iguaçu abriga uma das sete maravilhas da natureza, no Rio Paraná, a apenas 38 quilômetros de distância, está uma das sete maravilhas da engenharia, um empreendimento conjunto de brasileiros e paraguaios. Sim, é literalmente tudo meio a meio: Se tem um engenheiro brasileiro, tem um paraguaio! Os funcionários são exatamente metade brasileiros e metades paraguaios.

Chegando no local ficamos chocadas com o tamanho, é até difícil de entender algo tão gigantesco! Responsável por quase 20% de todo o consumo de eletricidade no Brasil e mais de 90% do consumo paraguaio, Itaipu é a maior do mundo em volume de geração de energia elétrica. A Usina de Itaipu tem a altura equivalente a um prédio de 65 andares! Sessenta e cinco! O vertedouro da usina, que tem como função descarregar a água não utilizada para geração, tem capacidade para verter 40 vezes mais do que a vazão média das Cataratas do Iguaçu. Você leu direito. QUARENTA vezes mais do que as cataratas. Bom, chega de números, até porque eu estou ainda chocada. Vamos falar do passeio!

Enquanto em um lado você fica boquiaberto com tamanhas construções, em toda sua extensão, Itaipu conta com muita natureza, refúgios e reservas para animais silvestres e projetos ambientais.

Vimos várias capivaras correndo soltas pelo gramado! Dizem que metade delas são brasileiras e metade paraguaias.

Tivemos a oportunidade de conhecer também alguns projetos apoiados pela Itaipu Binacional que encheram o coração de amor, são iniciativas para o desenvolvimento social, cultural e turístico. Falando em turismo, o Complexo Turístico Itaipu oferece diversas opções de passeios para todas as idades. Você pode fazer uma visita panorâmica como fizemos e conhecer a grandiosidade desta que é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, e ainda, fazer o circuito Especial e aventurar-se pelo interior da usina (guiado, claro) e se surpreender com a complexidade da engenharia. O barulho dentro da usina é constante, claro, são milhões de litros de água correndo em cima da sua cabeça! Mas é incrível ver de pertinho como funciona – eu, que jamais serviria pra ser engenheira, fiquei super curiosa com tamanha complexidade!

Visitar o Ecomuseu e fazer um passeio pela história de Itaipu, Foz do Iguaçu e de toda região do reservatório da usina foi uma das experiências mais legais. Você pode acompanhar a construção da Usina. Chega a ser louco pensar que alguém projetou aquilo tudo. Ah, e sabe aquela cena de “Um amor para recordar” em que ela pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Bom, você pode fazer isso em Itaipu! Dentro da usina há uma linha no chão, mostrando a divisa entre Brasil e paraguai. Lóógico que eu refiz a cena! Mas esqueci de tirar foto :( hahah

 turismo passeio itaipu lua de mel kattamaran foz do iguaçu

Dentro do complexo da Itaipu você ainda pode admirar os astros unindo entretenimento e ciência no Polo Astronômico, percorrer o circuito ecológico e conhecer plantas e animais silvestres da região no Refúgio Biológico, unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina.

Passeio de Kattamaram

Para finalizar o tour, fomos fazer o famoso passeio de Kattamaram, um barco que parte do Porto Kattamaram, o último ponto de parada da Visita Panorâmica, e navega beirando a imponente barragem da Itaipu Binacional, com aproximadamente 8km de comprimento, unindo Brasil e Paraguai

É uma memorável viagem pelas belezas do reservatório da maior hidrelétrica geradora de energia do mundo. O pôr do sol é o mais lindo que já vi, acompanhado de petiscos e uma cervejinha! :)

Compras no Paraguai

Sim, um dos passeios super indicados pra quem vai a Foz, é conhecer o Paraguai! Diferente do que muitos pensam, existem shoppings super confiáveis com grandes marcas e, pra quem ama, muito luxo! Nós tivemos o prazer de conhecer a SAX, uma loja de departamento com setores oficiais de marcas como Elie Saab, Diesel, Armani, Versace… A Sax tem sessões inteiras para casa e decor, moda feminina e masculina, moda festa (com um vestido mais bapho que o outro). Aproveitamos pra almoçar no restaurante maravilhoso da Sax, inclusive, estava rolando a preparação pra um casamento para 400 pessoas no salão! Lindo!

Outro shopping que visitamos foi a Cellshop, especializada inicialmente em eletrônicos e autorizada da apple, porém, hoje você encontra de tudo lá, desde casa e decor, roupas de grife, perfumes, óculos e algo que chama muito a atenção: bebidas.

Visita ao Marco das Três Fronteiras

Marco das Três Fronteiras é um monumento erguido na localidade onde fica a divisa entre Brasil, Argentina e Paraguay. Visitando esse ponto turístico você descobre muito sobre a história jesuíta e ouve músicas dos três países, uma mistura de culturas e beleza.

Para jantar, recomendo o restaurante Cabeza de Vaca, um dos mais conhecidos de Foz do Iguaçu com vista para essa atração maravilhosa!

Jantar no Indian Lounge

Agora, uma novidade e um passeio pra você que não quer ir apenas nos lugares mais turísticos: o Indian Lounge é um restaurante e bar inaugurado há menos de um ano que tivemos o prazer de conhecer e certamente voltaremos. Foi uma surpresa muito positiva! Além de ser um lugar lindo e o ambiente agradável, a comida é deliciosa, preparada pelos chefs indianos. 

Destaque para os drinks defumados na canela, que possuem uma apresentação de tirar o fôlego, chegam na mesa em um recipiente de vidro iluminado por uma luz azul, ao tirar a cúpula de vidro o drink está lá, lindo e delicioso! Sugiro pedir a recomendação de drink do barman!

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Existem muitos outros passeios para se fazer em Foz! Mas esses foram meus preferidos até agora. Mas se além de conhecer as Cataratas do Iguaçu, fazer comprinhas no Paraguay e na Argentina e passear muito, você também busca um hotel fantástico para se hospedar, nós temos um lugar sensacional pra te apresentar: o Wish Resort Golf & Convention!

Ao meu ver o Wish Resort é o melhor lugar para se hospedar em Foz do Iguaçu, eu já fiquei hospedada lá antes e a experiência é cada vez melhor. Ao chegar você já percebe o clima aconchegante e natural do lugar: o caminho rodeado de árvores e campo de golf te direcionam a recepção do hotel. Nesse prédio ficam os restaurantes especializados em comida italiana, carnes argentinas e comida brasileira.

O resort é composto por vilas – ele parece um condomínio de casas perfeitamente combinando, entre as vilas ficam piscinas mais privativas, ofurôs e áreas de lazer. Os apartamentos ficam nas casas, bem privativos, confortáveis e equipados.

Além do conforto e beleza do Wish Resort, precisamos destacar as opções recreativas, que são muitas! O resort conta com uma equipe altamente treinada de recreacionistas prontos para entreter adultos e crianças. Inclusive, o resort foi premiado como Melhor Resort para Famílias da América do Sul.

O resort tem piscinas por toda parte, quadra de tênis, basquete, futebol, campo de golf, footgolf, além da ampla área verde para praticar arvorismo, bike, rapel, arco e flecha, slack line entre outros. Outro fator importante pra quem tem filhos: os pais podem deixar as crianças em segurança se divertindo com a equipe do hotel e podem curtir ainda mais a estadia e a cidade sem pagar nada a mais por isso.

Mesmo sendo um resort perfeito para famílias, o Wish também é ideal para casais! Nossa experiência lá não poderia ter sido melhor. No primeiro dia fomos recepcionados em um jantar particular a luz de velas na área externa da Forneria. Além da comida ser fabulosa, o pôr do sol é lindo!

Você tem mais alguma dica do que fazer em Foz? Me conta sua experiência nos comentários!

Marcado com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: