O Poder do Autoconhecimento

Hemily Marques

Sou psicoterapeuta de crianças e adultos, especialista em Avaliação Psicológica. Busco em minha jornada ajudar as pessoas a desenvolverem a melhor versão de si mesmas. Meu propósito de vida é espalhar o amor e o respeito por onde for. Atendimento no Rio de Janeiro.

O autoconhecimento nada mais é do que ter a CONSCIÊNCIA DE QUEM É VOCÊ, mas alcançá-lo pode não ser uma tarefa tão simples quanto sua definição.  

O que te faz agir da forma que age? Quem você realmente é? Por que você pensa desta maneira? Autoconhecimento depende da REFLEXÃO CONTINUA SOBRE SI MESMO, até porque estamos em constante mudança e nos refazendo a cada dia, não é mesmo?

O primeiro passo é refletir sobre SUA HISTÓRIA, os fatos mais marcantes que aconteceram na sua vida, isso te fará entender o que seu passado diz sobre você e qual o sentido das suas escolhas. Para começar esse trabalho tente responder: Quem é você? De onde você veio? Pelo que você passou? O que te torna único?

O autoconhecimento também está intimamente ligado à sua AUTOESTIMA. Neste momento é importante saber seus pontos positivos e destaca-los. Faça uma autocrítica positiva sobre si mesmo e escreva o que você mais admira em você. Uma dica interessante é pedir para as pessoas mais próximas dizerem 5 palavras positivas que te descrevem, 5 qualidades suas. Qual será o resultado? Será que te surpreenderá? 

Ter o conhecimento de si mesmo, é também entender e aprimorar o seu DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL, seja na vida pessoal ou no trabalho. As perguntas nesse contexto são: o que mais te motiva na vida? E o que te desmotiva profundamente?  O que você quer deixar para o mundo? O que te traz a mais plena felicidade?

Ao responder essas questões você encontrará o seu PROPÓSITO de vida e saberá identificar melhor alguns pontos que devem ser ajustados. E então responda: o que você precisa mudar? Como você pode mudar? Você está se sabotando de alguma forma? O que fazer a mais para melhorar seu desempenho? Pronto, você sabe já O QUE e COMO deve ser feito para melhorar seus RESULTADOS.

Agora, meu amigo, é com você, sei que foi um bombardeiro de informações, perguntas, reflexões, questionamentos, mas “ninguém disse que seria fácil” não é mesmo?

Algumas respostas vão estar na ponta da língua, já outras serão difícil de dizer. Tenha calma, você não precisa fazer isso tudo sozinho, uma boa psicóloga pode te ajudar a fazer e refazer todo esse caminho. Sim, o processo pode levar um tempo, porém sempre trará resultados positivos para sua vida.