Motivação x Disciplina: O segredo para o Sucesso

Hemily Marques

Sou psicoterapeuta de crianças e adultos, especialista em Avaliação Psicológica. Busco em minha jornada ajudar as pessoas a desenvolverem a melhor versão de si mesmas. Meu propósito de vida é espalhar o amor e o respeito por onde for. Atendimento no Rio de Janeiro.

Ao longo de nossa vida começamos inúmeros novos projetos, alguns que podem levar anos para se concretizar e outros apenas alguns meses. E uma coisa é certa: assim que nos determinamos a fazer algo, logo imaginamos a linha de chegada e como vamos estar naquele momento da conquista. E então, munido de muita MOTIVAÇÃO, começamos a traçar um rumo ao SUCESSO.

Começamos felizes e focados, com toda a certeza de que irá dar certo. Quando menos se espera, bate aquele desânimo, uma falta de vontade de fazer o que precisa ser feito e inúmeras tentações começam a aparecer para te desviar do compromisso firmado com você mesmo. Neste momento podem surgir algumas perguntas invasivas como: será que isso é para mim? Será que eu sou realmente capaz de realizar isso?  E quando os projetos não são interrompidos nessa fase, logo damos um jeito de sacudir a poeira, nos focar de novo e voltar com todo o gás.

Este ciclo continua se repetindo à medida que colocamos nossos OBJETIVOS nas mãos da MOTIVAÇÃO.  Para estarmos motivados precisamos estar com o humor ideal e o momento propício para as coisas ocorrerem como esperado. Entretanto, sabemos que o caminho ao SUCESSO requer muito esforço, precisamos superar inúmeros obstáculos e frustrações que vão, inevitavelmente, minando essa MOTIVAÇÃO.

PORTANTO, antes da motivação devemos aplicar a DISCIPLINA. A disciplina coloca nosso SUCESSO em primeiro plano, é a partir dela que teremos foco e faremos o que for preciso para alcançar nossos objetivos. A ação mais importante que a disciplina emprega em nosso sucesso é a formação de HÁBITOS

Com os hábitos começamos a criar uma rotina, que nos levará a pequenas conquistas. E o que é a grande vitória da nossa vida se não a soma de pequenas vitórias diárias? Ao valorizar cada pequena meta alcançada deste longo caminho, nos sentimos cada vez mais motivados a continuar seguindo em frente, e com isso, a cada dia estaremos cada vez mais perto de nosso propósito.

Mas por onde começar?

Vamos começar estabelecendo metas reais e ao mesmo tempo desafiadoras. Para isso é necessário fazer uma autorreflexão para entender suas limitações e respeitar o seu ritmo, (não é porque seu vizinho conseguiu emagrecer 10kg em um mês que você precisa conseguir também, afinal o seu metabolismo não é igual ao dele). Comece com pequenas metas e vá aumentando a medida que a rotina começa a se estabelecer. Uma outra dica é criar horários e ambientes favoráveis à sua nova rotina, uma vez que condições favoráveis ajudam a manter um padrão de ações e dificulta as famosas “escapulidas”.

Então, se você está pensando em começar um novo projeto hoje, lembre-se de colocar a disciplina antes da motivação, monte um planejamento real e ideal para a sua condição e mãos a massa. Tenho certeza que você consegue.