Guia prático de como montar um bowl saudável

Babi Buss Godói

Nutricionista
Amante da vida
Apaixonada pela natureza
Louca por viagem
Mãe do Ben
Mente aberta, espinha ereta, coração tranquilo.
Babi Buss Godói

O simples fato de montar o prato comum em uma tigela (bowl) é inspiração a mais para ter uma refeição saudável. Usávamos muito o bowl para comer alimentos pastosos como sopas ou preparações doces (açaí), mas agora percebemos que vale qualquer tipo de refeição! Por isso, vamos ensinar como montar um bowl, dessa forma você pode inventar a sua receita de bowl saudável conforme suas preferências!

Com o bowl você consegue incluir todos os grupos de alimentos e passa a prestar atenção em tudo que está comendo. Você consegue preparar um bowl no desjejum, almoço e também no jantar. Quando bem preparada, essa ideia fica linda aos olhos e agrada o estômago.

Procure montar seu bowl com pelo menos uma proteína, verduras variadas, cereais e frutas. Particularmente na hora de montar meu bowl penso nele em partes. Agora vou mostrar um guia de BOWL salgado para vocês!

BASE (escolha um item):

  • arroz integral
  • quinoa
  • macarrão integral ou vegetal
  • mix de folhas

PROTEÍNA (escolha um):

  • ovo cozido
  • grão de bico, ervilha, lentilha, feijão
  • frango grelhado em cubos
  • salmão ou tilápia (cru ou grelhado em cubos)
  • cogumelos

VEGETAIS (escolha DOIS)

  • cebola roxa (pode ser adocicada)
  • tomate cereja
  • pepino (sunomono)
  • avocado (use meio)

OLEAGINOSAS:

  • triture ou pique grosseiramente castanha do pará, nozes, amêndoas, castanha de caju.

MOLHOS:

  • molho de amendoim (receita a seguir)
  • molho de iogurte
  • molho tarê
  • básico (azeite, limão e sal)

Receita de Molho de Amendoim

  1. ⅓ xícara de manteiga de amendoim
  2. 2 colheres de sopa de shoyo sem glutamato
  3. 2 colheres de sopa de melado
  4. ¼ xícara de suco de limão
  5. 1 colher de chá de óleo de gergelim (opcional)
  6. 1cm gengibre
  7. ¼ colher de chá pimenta calabresa
  8. água morna, até atingir a textura desejada

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Vá adicionando água morna, de colher em colher, e batendo até atingir a textura de molho.

Depois de escolher os ingredientes que você mais gosta, vai montando bonitinho, colocando a base em primeiro lugar e por último o molho. Fica uma delícia, é prático e não tem coisa melhor pra esses dias quentes.

Tomara que vocês coloquem logo em prática e gostem assim como eu. Tô viciada em fazer, faço salgado, doce e se der um agridoce. Compartilha comigo nos comentários o que achou dessa ideia!

Beijos,

Babi.

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1 comentário em “Guia prático de como montar um bowl saudável

  1. eu tô doida pra fazer um! amei as ideias e achei uma refeição muito prática <3

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