Como Vencer a Procrastinação: Comece Antes de Estar Pronto

Henrique Barroso

Advogado, ativista LGBTI, apaixonado por cultura pop e por autoconhecimento. Acredito que dentro de cada um de nós está a inspiração e a força para sermos quem queremos ser.

“Eu não estou muito inspirado para escrever essa matéria ou para fazer o design do interior desse apartamento ou para fazer essa tabela, então vou deixar para depois.” Acontece que depois você também não está inspirado, né? Relaxa. Não é só você que procrastina seus afazeres por motivos como estes. Eu acabei de ler um livro chamado “a sutil arte de tocar o foda-se”, e ele me trouxe uns ensinamentos incríveis sobre procrastinação que aposto que vão te ajudar.

WhatsApp Image 2018-08-25 at 13.34.55No livro diz que “a maioria das pessoas só age quando se sente motivada em certo nível, e só nos sentimos motivados quando temos inspiração emocional o suficiente.” Porém, não é bem assim que as coisas funcionam. Não é só a inspiração que te motiva a fazer alguma coisa e nem sempre temos a oportunidade de fazer apenas coisas que nos motivam. Fazer algo também pode te inspirar e te motivar.

Se você não está inspirado para fazer o que se propôs a fazer, faça alguma coisa mesmo assim, qualquer coisa, desde que comece. Se você tem que decorar uma sala inteira, procure uma poltrona que você ache bonita. Se você precisa escrever uma matéria, escreva o primeiro parágrafo. Se você precisa escrever um trabalho de faculdade, faça o cabeçalho. Fazendo essas pequenas ações, você ficará feliz com a realização e verá que qualquer pequena ação vai servir como combustível para se inspirar e se motivar a terminar seus afazeres!

Segundo o autor do livro, isso acontece porque o peso do fracasso é reduzido: “Quando o parâmetro do sucesso é meramente a ação – quando todo resultado possível é considerado um progresso e tem seu valor, quando a inspiração é vista como uma recompensa e não um pré-requisito-, somos impulsionados à frente.

Ora, se você já estava empacado e não conseguia começar nada porque estava esperando a inspiração chegar, se propor a fazer qualquer mínima tarefa e de fato conseguir realizá-la com certeza vai te trazer motivação! O que você fez ficou um lixo? Não tem problema! Você fez algo! Isso por si só vai te levar a continuar sua tarefa e ir aprimorando. Inclusive você pode ver que fracassou e ter uma ideia incrível para fazer um trabalho muito melhor!

Um exemplo que afeta muitas pessoas que trabalham por conta própria é o fato deles nunca terem tempo para tirar férias. O autônomo pensa que ele tem que estar muito inspirado e motivado, além de com tempo e dinheiro sobrando, para adiantar seu trabalho de uma forma suficiente para que ele possa se dar férias.

Mas e se você já marcar suas férias, comprar sua passagem para um lugar longe da sua cidade e reservar um hotel? Você já fez a primeira ação apta a começar todo o processo contra a procrastinação e é bem provável que isso te motive e te inspire a adiantar o seu trabalho para conseguir tirar essas férias. Além do mais, aqui aplica-se a Lei de Parkinson, que mencionei em outro texto que você pode ler aqui, que diz que se você se coloca um prazo realista para terminar uma tarefa, você provavelmente irá completá-la no prazo estipulado.

Portanto, concluímos que não precisamos estar inspirados para começarmos a fazer nada. Apenas comece aos poucos e você se sentirá motivado a terminar, sendo que a inspiração vira naturalmente. Por isso que acho que a frase que melhor define todas essas lições é: Comece antes de estar pronto.