Como fazer seus objetivos se realizarem em 2019

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Usar roupa amarela pra atrair dinheiro? Pular 7 ondinhas? Não! A única pessoa capaz de fazer o seu 2019 ser incrível é você e existem alguns pensamentos que podem te ajudar a realizar seus planos no próximo ano.

Você tem mil planos e nunca consegue realizar? Sempre tem um porém, um curso pra terminar, um problema pra resolver antes de executar suas metas? A maioria das pessoas é assim. “Eu vou abrir minha empresa, mas antes, preciso aprender como criar um site”. “Eu vou criar um site, mas antes, preciso de um logo”. “Eu vou encomendar um logo, mas antes, preciso pensar no nome da empresa”… São tantos “mas antes” que você não começa NADA e quando percebe, sua vida passou. As metas de 2017 se tornaram as de 2018, as de 2019… até quando você vai arrastar isso? Ou pior, você está insatisfeito com a condição atual, mas não sabe onde quer chegar?

“A VIDA É AQUILO QUE ACONTECE ENQUANTO FAZEMOS PLANOS PARA O FUTURO”

John Lennon

Eu sempre tive vários desejos que deixava pra depois. “Depois que eu terminar tal coisa eu começo”, “depois que eu aprender melhor eu faço”, depois, depois… Nunca me sentia pronta pra fazer nada. Além disso, sempre existe algum “impedimento” e, quando você se dá por conta, passaram-se meses, anos, uma vida inteira. Esse blog mesmo foi adiado milhares de vezes.

Foi lendo um livro polêmico, chamado “Se a vida é um jogo aqui estão as regras”, que percebi o real significado da frase “a vida é aquilo que acontece enquanto você está fazendo planos”. “Um dia eu vou sair na capa da revista”, “um dia eu vou criar um blog pra falar sobre outros assuntos que eu gosto”, “um dia eu vou criar uma loja com os produtos que eu desenho”.

Porém, por trás de cada “um dia” sempre tinham vários “mas antes…” envolvidos. “Mas antes preciso aprender a desenvolver um site”, “mas antes preciso aprender a criar um e-commerce”… a verdade é que a gente nunca sente que a hora chegou, nunca sente que está pronto e o tempo vai passando. A resposta pra realizar nossos sonhos está em nós mesmos e se chama AUTO RESPONSABILIDADE.

AUTO RESPONSABILIDADE

Quem é o responsável por sua vida não estar como planejou? O governo? Seu emprego? Seus pais? Seu parceiro(a)? Não. Na maioria das vezes, é você mesmo. Sim, acredito que existam excessões, pois fatores externos podem virar nossas vidas de cabeça pra baixo. Pais ausentes, miséria, trabalho infantil, doenças… algumas pessoas foram colocadas no mundo em situações extremamente difíceis. Caso você não seja um desses casos, olhe para si mesmo.

Eu sei que nem sempre conseguimos escolher os fatores de nossa vida. Porém, podemos escolher como lidamos com eles. Muitas vezes aceitamos situações que não queremos e nos colocamos no papel de vítimas, ao invés de lutar e reverter a situação – sair do emprego/relacionamento abusivo, trocar de faculdade, procurar um psicólogo. Lembrando que não temos o controle de todas as situações, mas se soubermos tomar as rédeas da nossa vida, poderemos mudar ou melhorar a maioria delas. Não é fácil, mas esse pensamento já ajudou muitas pessoas e eu sou uma delas.

“Viver de acordo com as expectativas dos outros é inútil e só traz angústia e infelicidade. Tome agora a decisão de assumir o controle e fazer o que quer, não o que os outros exigem de você”

(Se a vida é um jogo aqui estão as regras – Pease, Allan)

Eu já me senti presa a situações que não queria. E fiquei nelas por muito tempo. Vamos combinar, quem sou eu pra falar? Ainda estou em algumas. Porém, percebi que a mudança está em mim. Transições são difíceis mas necessárias se quisermos atingir nossos objetivos. Agora, você sabe o que VOCÊ pode fazer para mudar a situação que deseja?

CONCENTRE-SE NO QUE VOCÊ QUER, NÃO NO QUE NÃO QUER

Nosso cérebro é fabuloso. Quando você coloca algo na cabeça, ele começa a te alertar toda vez que algo a ver com aquele assunto aparecer. Se você está grávida, deve ter passado a ver lojas infantis e afins por toda parte e quem sabe até comentado: “nossa, parece que agora todo mundo está grávido!”. Se você está planejando uma viagem para a Itália, vai começar a perceber ao seu redor inúmeras referências sobre lá. Isso porque o cérebro coloca em evidência e dá mais atenção para os assuntos que você programou nele. E isso funciona para as coisas ruins também.

Se você focar nos noticiários, nas calamidades, na crise e afins, vai começar a ver isso por toda parte. Se você focar em estudar algo que te alavanca, aprender uma nova língua ou algo positivo, seu cérebro vai te mostrar mais caminhos e abrir portas para isso. Por isso é tão importante focar no que você QUER e não no que NÃO QUER. Da mesma forma, focar na solução e nunca no problema.

“Quando você pensa continuamente em algo que não gosta, seu cérebro se programa para alertá-lo quando encontrar aquilo. Você verá tanta coisa que o desagrada que vai parecer que está em guerra com o mundo. É por isso que peço que só se concentre no que quer, e não no que não quer”

(Se a vida é um jogo aqui estão as regras – Pease, Allan)

SAIBA O QUE QUER

“Você nunca sairá de onde está se não decidir onde preferiria estar”

As vezes ficamos meio perdidos e não sabemos nem o que queremos. Aí entra outro ponto: o autoconhecimento. Se você não sabe o que quer, precisa se conhecer mesmo. Falamos disso aqui. O primeiro e mais importante princípio para cumprir qualquer coisa na sua vida é decidir o que você acha que quer. Não pense em como chegar lá – o primeiro passo é saber, nosso cérebro é sensacional e vai ligar os pontos pra chegar aonde quiser.

“Não seja empurrado pelos seus problemas, seja guiado pelos seus sonhos”

“Descubra o que adora fazer e você nunca mais trabalhará em nenhum dia de sua vida”


CRIE METAS E PRAZOS

Aí entra aquela listinha que você faz todo final de ano e nunca realiza! hahaha Pelo menos eu faço! Metas reais têm data para serem realizadas. “Até maio eu vou perder 5 kg”. “Até setembro eu vou abrir minha empresa”.

“Na ausência de metas definidas com clareza, ficamos estranhamente leais às trivialidades cotidianas até sermos escravizados por elas”

Robert Heinlen

COMECE ANTES DE ESTAR PRONTO

A hora é agora, “comece antes de estar pronto”. Minha irmã sempre quis ter filhos, mas nunca se sentia pronta para isso até que aconteceu – a partir do momento que meu sobrinho nasceu ela se demonstrou a melhor mãe do mundo. Você pode estar esperando concluir aquele curso, ou mudar de cidade, ou seja lá qual for a sua desculpa. Mas a verdade é que você só vai se sentir pronto depois que começar. Por isso, comece JÁ! Arranca de você o medo de dar errado e do que as pessoas vão falar. Meu amigo Henrique Barroso escreveu um texto ótimo sobre isso e sobre o livro A arte de ligar o foda-se aqui – vai te ajudar muito também!

O PODER DO PRIMEIRO PASSO

Depois de muito falar, resolvi que esse “um dia” que eu tanto dizia seria agora e simplesmente comecei. Tirei de mim toda vergonha e medo de dar errado. Pesquisei no google a melhor plataforma pra criar um blog, descobri o wordpress, me cadastrei sem entender bulhufas desse treco. Inventei um nome provisório, desenhei um logo só pra começar. Fui fuçando no site. Criei algo inicial e lancei o blog. Fiz posts, fotos, matérias. Continuei “fuçando”, aprendendo, aprendendo, aprimorando. Mudei o nome e o logo. Mudei layout, fui mudando enquanto já estava acontecendo. Quando me dei por mim o blog já era uma realidade e estava rolando naturalmente. Eu não planejei os passos depois de criar o blog, eles foram acontecendo – meu cérebro foi ligando os pontos. Com a loja foi a mesma coisa. Dei o primeiro passo e o resto foi acontecendo lindamente!

Ou seja: o primeiro passo é COMEÇAR, o resto vai acontecendo naturalmente! Então, tenha em mente o que quer, coloque um prazo, comece agora e deixe seu cérebro maravilhoso trabalhar e encaixar os pontos. Bom, posso dizer muito feliz que esse ano eu realizei muitos planos sem esperar me sentir pronta e agora tudo está acontecendo! Tenho mais vários em mente e agora eu sei o caminho: é só dar o primeiro passo ❤️

ORGANIZE-SE

Para os seus planos se realizarem organização é fundamental. Então, bóra se organizar? Já falei aqui algumas dicas para produtividade em home office. Agora, liste seus objetivos, acompanhe sua evoluação diária. Pra facilitar, desenhei uma folha de planner diário para você imprimir e organizar sua vida, além de uma folha de objetivos para 2019 pra começar a realizar seus planos! Vamos juntos?

BAIXE E IMPRIMA:

O livro que eu mencionei é forte, algumas pessoas dizem ser um tapa na cara. Impresso você pode comprar aqui. Para o seu Kindle aqui. Ah, se você ainda não em um kindle, aproveita, é o melhor investimento pra quem gosta de ler ou quer aprimorar o hábito de leitura – esse pode ser um dos seus objetivos para 2019, ler mais! Super recomendo. Eu tenho o normal, mas o com luz embutida é ótimo – compre aqui.