Como se tornar uma mulher bem sucedida

Hemily Marques

Sou psicoterapeuta de crianças e adultos, especialista em Avaliação Psicológica. Busco em minha jornada ajudar as pessoas a desenvolverem a melhor versão de si mesmas. Meu propósito de vida é espalhar o amor e o respeito por onde for. Atendimento no Rio de Janeiro.

Vamos começar pensando no que é ser bem-sucedida para você? Faça uma lista com tudo que uma mulher precisa ser e ter para conquistar o sucesso. Você possui todos os quesitos da sua lista? Você se sente uma mulher bem-sucedida?

Imaginamos o sucesso feminino como aquela mulher que dá conta de tudo. Por exemplo, a mulher que está em forma, come sempre saudável, tem um trabalho renomado, é reconhecida profissionalmente, tem um lar sempre arrumado, seu filho estuda em escola bilíngue, tem um marido romântico que lhe prepara o jantar, nunca tem problemas conjugais e muito menos financeiros. Pelo menos é que vemos em suas redes sociais.

O problema está justamente em criar esta lista interminável, cheia de itens controversos e consequentemente inatingíveis. A mulher que desistiu do trabalho para se dedicar a família inveja a mulher que optou pelo sucesso profissional, e essa inveja a mulher que pode estar com sua família o tempo todo.

Quando criamos em nosso imaginário a mulher bem-sucedida, logo pensamos naquela mulher que admiramos, ou até mais de uma. Porém, esse sucesso está moldado para caber na vida de outra pessoa. E quando nos baseamos em mais de uma mulher de referência o problema fica ainda maior, pois juntar vidas diferentes para criar nosso ideal de sucesso fica ainda mais inatingível.

Tentar atingir esse imaginário pode até levar a uma vida cheia de itens conquistados, mas poucos se sustentaram em sua vida real, poucos faram sentido para você. Conquistar o que faz sentido para outras pessoas te faz esquecer o que realmente faz sentido para você.

Para ser uma mulher bem-sucedida, deve começar olhando para si, para sua vida. Entender o que mais te faz feliz, o que você mais gosta de fazer, quem é você?

A mulher bem-sucedida se conhece, respeita sua individualidade, sabe onde quer chegar e dá tudo de si para chegar lá. E mais do que isso, ao construir seu caminho, sente-se feliz por ser ela mesma, seus passos diários fazem sentido em sua vida e consequentemente sente-se bem-sucedida.

Portanto minha amiga, pare de idealizar a vida das outras pessoas! Observe o que há de especial na sua vida, tudo aquilo que você ama e que lhe faz abrir aquele sorrisinho leve no canto do rosto. Valorize-se, seja grata por tudo o que possui e lute como uma MULHER por tudo aquilo que deseja.