O que você precisa saber antes de começar uma dieta

Babi Buss Godói

Nutricionista
Amante da vida
Apaixonada pela natureza
Louca por viagem
Mãe do Ben
Mente aberta, espinha ereta, coração tranquilo.
Babi Buss Godói

Antes de responder, quero esclarecer que eu NÃO GOSTO do nome DIETA, não concordo, não acredito. Para você ter um resultado que realmente dure o resto da vida, você precisa se reeducar, a transformação começa pela mente, para depois você ver os resultados no corpo.

Você já ouviu a frase “mente sã, corpo são”? Faz total sentido.  Se você muda sua mente, reflete em todas as outras partes do seu corpo, mudando sua alimentação de um jeito que combine com seu estilo de vida, fica mais fácil você manter, sem precisar ficar sempre pulando de dieta em dieta, e com isso, seu corpo sofrendo o efeito sanfona.

Bom, você decidiu, vai começar a ter uma vida mais saudável, foi a uma nutricionista. É essencial ter a consciência de que o seu novo estilo de vida deve combinar com você. Para dar certo precisa respeitar seu paladar. Claro que algumas coisas têm que mudar, se você é viciado em junk food, terá que abrir mão e escolher uma refeição na semana para matar a vontade.

Você não precisa restringir o carboidrato, se ama pão. O cardápio ideal é aquele que é feito especialmente para você, feito pra suprir de forma equilibrada os nutrientes. A matemática do emagrecimento é exata, se você quer perder peso, tem que comer menos que gasta e se precisa ganhar, comer mais do que gasta. Tudo isso com alimentos que além de carboidratos, proteínas e gordura, são ricos em vitaminas e minerais, essenciais para saúde.

Já recebi muitas dúvidas de que porque no começo conseguimos perder peso e depois de um tempo ele estaciona. É que no começo, normalmente estamos mais comprometidos com o resultado, é comum dar uma relaxada e ai, o peso estaciona mesmo. Tente manter-se focado.

Como resistir às tentações? Se você é fã de doces, hoje em dia, existem inúmeras receitas que substituem aqueles doces super calóricos. Mas meu mal é o chocolate, tente substituir pelo meio amargo e depois pelos 70% cacau, aos poucos você se acostuma e acaba gostando. Se as tentações são as salgadas, existe sempre como trocar as frituras por assados, grelhados e cozidos. Inúmeros molhos com base iogurte desnatado. E gente, como falei nessa matéria aqui, sempre, sempre têm que existir o equilíbrio.

Procure comer com atenção, observe o que você coloca no prato, sinta o sabor, aproveite o momento. Usar os outros sentidos, ajuda você a se satisfazer com menos.

E uma última coisa, não menos importante, NÃO DESISTA. É normal desanimar, pisar na jaca, mas o mais importante é sempre voltar a se alimentar de forma saudável. Com o tempo não fica tão difícil, o seu corpo se acostuma a comer bem e até rejeita alimentos que um dia você nunca imaginou ficar sem. Você se acostuma a comer bem, a ver seu corpo bem, saudável, rendendo, dispondo do máximo de saúde que ele pode ter. E isso acaba sendo um vício, um estilo de vida.

Beijos, Babi.