Urban Jungle - a moda da floresta urbana com plantas dentro de casa

Urban Jungle: Plantas viraram moda!

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

É até estranho dizer isso, mas as plantas viraram moda! É só pesquisar sobre decoração de interiores no Pinterest ou Instagram para se deparar com salas lindas e cobertas por plantinhas bem verdes e diferentes. É o conceito do urban jungle, que significa floresta urbana e está dominando apartamentos do mundo inteiro – ainda bem!

Urban Jungle, Floresta Urbana!

Posso me considerar uma hipster e dizer que eu sempre amei o universo da botânica (meu primeiro emprego foi em uma floricultura, aos 14 anos), mas acho essa “moda” muito positiva. Muitas pessoas não tinham prestado atenção na beleza das plantas até essa tendência começar. Agora, tem gente aprendendo a plantar, cultivar… e tudo isso vai deixando não apenas a casa mais bonita e agradável, mas o mundo melhor! Afinal, quanto mais plantas, mais ar puro e boas energias.

A ideia consiste em integrar a natureza aos ambientes urbanos, afinal, selva de pedra não é nada legal. Nós gostamos é de selva de verdade! As plantas mais desejadas são tropicais, folhagens e monsteras bem verdes e imponentes. Folhas grandes e até mesmo árvores! Essa abaixo é o ficus-lira, meu novo objeto de desejo <3

Outra grande tendência em decoração de interiores são as folhagens pendentes. Se você segue o feng shui, sinto em informar que ele não aconselha isso dentro de casa – eu curto feng shui, mas me sinto muito bem em descartar esse detalhe e encher minha casa de plantinhas caindo bem divas!

Urban Jungle - a moda da floresta urbana com plantas dentro de casa13

A Costela de Adão, ou Monstera Deliciosa é uma das queridinhas do conceito urban jungle. Ela é fácil de cuidar, se dá muito bem em ambientes internos, tem folhas imponentes e aquele visual tropical que virou até tendência na moda em estampas de roupa! Essa abaixo é a minha maravilhosa que eu chamo carinhosamente de Eva. Ao lado, outra espécie de monstera, a oblíqua, toda furadinha e com folhas menores. Elas são um vício!

Uma coisa incrível de cultivar plantas em casa, é a possibilidade de ter plantas aromáticas, comestíveis e medicinais. Uma das minhas preferidas é a babosa, ela tem mil e uma utilidades, desde hidratar cabelo e pele até curativas. Em um próximo post falo mais sobre ela!

Eu que já amava plantas estou louca por essa ideia e lutando com o noivo pra convencer de que sempre tem espaço para mais uma!Urban Jungle - a moda da floresta urbana com plantas dentro de casa19No conceito de Urban Jungle quase não se vê flores, pois elas não são comuns na floresta. Como a minha floresta particular é a minha cara, faço questão de ter várias espécies de flores também. Os hibiscos são as minhas preferidas!

Ah, vale mencionar que depois que fui morar com o meu noivo que tive a liberdade de encher a casa de plantas. Aí foi uma festa, logo na mudança eu cheguei em casa assim:

Processed with VSCO with e3 preset

A Saga do Vaso

Depois de ir na floricultura e comprar plantas suficientes pra cobrir um estádio de futebol, percebi que ia ficar feio tantas plantas sem vasos bonitos pela casa. E aí eu ia gastar uma nota pra vestir toda essa galera.

Depois descobri que quando puder, é melhor evitar replantar a planta de vaso, já que algumas não resistem. Logo, a melhor solução é cachepôs que você pode colocar o vaso inteiro dentro. Aí foi uma saga pra achar uns bem bonitos! Separei aqui embaixo meus preferidos pra facilitar pra você, viu?

Se você curte esse universo das plantas, sugiro que conheça o Urban Jungle Bloggers.

Vai ser a sua perdição, cuidado!

O que você acha desse conceito de floresta urbana? Faria na sua casa?
Marcado com , ,

1 comentário em “Urban Jungle: Plantas viraram moda!

  1. […] O apartamento estava todo branco e sem graça. A primeira coisa que a gente fez foi comprar plantas pra dar uma energia legal ao lugar (eu sentia uma energia pesada que agora foi substituída por […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: