como plantar e cuidar de suculenta

Suculentas: Como Plantar e cuidar

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

De todas as plantas da minha floresta urbana, estava faltando uma espécie muito importante: as suculentas! Até que eu ganhei uma caixinha de mudas com várias belezinhas dessas. Comecei a pesquisar sobre como plantar e como cuidar de suculentas e montei meus vasinhos.

Como Cuidar de Suculentas

A suculenta é uma espécie de planta que conserva água em seu caule e folhas, sendo bem resistente para aqueles que estão começando e esquecem de dar água! haha Porém, o excesso de água é fatal para essas plantinhas. Em média, é recomendado dar um pouquinho de água (apenas na terra, se molhar as folhas elas podem apodrecer), uma vez por semana no verão, e uma vez a cada quinze dias no inverno.

A suculenta precisa estar em um ambiente muito iluminado, de preferência que pegue raios solares ao menos uma vez ao dia. Existem milhares tipos de suculenta, uma mais linda que a outra. Está animado pra ter dessas na sua casa? Então vamos ao passo-a-passo de como plantar suculenta!

Como Plantar Suculentas

Existem várias formas incríveis e super criativas de se plantar suculentas. Mas, vamos começar pelo básico? Você vai precisar de:

  • Pedrinhas
  • Substrato para suculentas ou cactos
  • Areia
  • Mudinhas de suculenta
  • Vaso

como-plantar-e-cuidar-de-suculenta2.jpegEu resolvi plantar nesses vasinhos rose gold que comprei aqui. É importante saber que a suculenta cresce de acordo com o espaço que tem. Se o vaso for grande, ela cresce até preenchê-lo. Se for pequeno, ela se mantem pequena.

O primeiro passo é preencher o fundo do vaso com pedrinhas. Depois, cobrir as pedrinhas com areia. Isso porque as suculentas precisam de um solo bem drenado, essa planta não pode acumular água nas suas raízes.

Agora, é só preencher o vaso com o substrato. Com uma colher ou pázinha, faça espaço na terra para encaixar as mudinhas.

Agora, preencha bem com terra todos os espaços e dê uma apertadinha na terra pra suculenta ficar se sentindo abraçada!

Pronto! Você ainda pode cobrir a terra com pedrinhas pra dar um efeito mais bonito!

como plantar e cuidar de suculenta8Aproveitei e plantei também em uma caneca que estava sem uso em casa porque trincou. Olha que fofo:

Eu amei plantar suculentas e montar mini florestas com suas variedades. E você?

Marcado com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: