Duro de matar: plantas resistentes para quem está começando

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Quem me vê falando de planta imagina que eu tenho “dedo verde” – tudo que eu planto vinga. Na verdade não é bem assim, eu já sofri várias perdas (R.I.P) e, além de ir pegando o jeitinho com o tempo, também fui descobrindo plantas resistentes, fáceis de cuidar e quais são melhores para meu apartamento. Tem algumas que já comprei milhares de mudas e não adianta, elas morrem. Claro que a gente fica triste e muitas vezes se culpando, mas calma!

Se você está começando a querer cultivar plantinhas na sua casa, minha dica é começar pelas plantas resistentes, assim aos poucos você vai aprendendo e passando para plantas de níveis de dificuldade maior.passando de fase mario

Além disso, comprar plantas muito difíceis de cultivar já no começo pode causar frustração te fazer desistir, enquanto o oposto também é verdadeiro. Então, vamos lá, eu vou listar aqui os Chuck Norris das plantas pra você começar sua coleção de plantinhas com estilo e motivação:

Zamioculca

Zamioculca - plantas resistentes

Essa foi a primeira planta que eu comprei e está maravilhosa, a zamioculca é uma das plantas mais resistentes! Por não necessitar de sol, a zamioculca se dá muito bem dentro de casa e também não toma muita água. Uma vez por semana é o suficiente! Uma amiga comentou que a zamioculca dela sobreviveu até a incêndio, ou seja: se você matar uma dessas, você é uma pessoa muito especial! hahahahaha

Cuidados: Sombra e pouca água. Regue no máximo duas vezes por semana.

Babosa

plantas resistentes - babosaEla é super resistente e tem muitos benefícios. Minha babosa é meu maior orgulho: comprei ela toda mirradinha e hoje tive que replantar pra um vaso maior de tanto broto que nasceu! Isso motiva a gente a cultivar mais e mais!

Cuidados: A babosa se adapta a ambientes fechados ou abertos. Água duas vezes por semana em média!

Espada de São Jorgeespada de são jorge plantas fáceis de cultivas difíceis de matar

Plantas resistentes a iniciantes também são resistentes a energias ruins, como o caso da Espada de São Jorge. Essa planta pode ficar até duas semanas sem água e resiste bem a ambientes internos e externos! Mas atenção: nesses casos o excesso de água mata mais que a falta, ok?

Cuidados: Ambientes internos e externos, mas com certa iluminação. Água só uma vez por semana, e no inverno, menos ainda!

Jiboia
juboia plantas fáceis de cultivas difíceis de matar

Eu pesquisei muito e a jiboia consta como uma das plantas mais fáceis de cuidar. Não sei se isso será animador ou frustrante, mas estou quase matando uma aqui em casa! hahaha Mas uma coisa que aprendi nessa vida de curiosa da jardinagem é que as plantas são muito poderosas e se recuperam com tudo.

Cuidados: A Jiboia precisa de água umas duas vezes por semana e um pouco de luminosidade – não luz direta!

Lírio da Paz

plantas que atraem boas energias feng shui lirio da paz

O lírio da paz é uma planta super fácil de manter e ainda dá flor!

Cuidados: ele precisa de água quase que diária. Mas se você fizer direitinho ele vai ter uma vida longa e pacífica! Atenção: não deixe ele totalmente exposto ao sol.

Antúrioanturio plantas fáceis de cultivar difíceis de matar.jpg

Se você quer ter uma flor de fácil cultivo, o antúrio pode ser o próximo membro da sua casa.

Cuidados: É só manter a terra úmida e uma boa luminosidade. De resto, a planta é super resistente e tem flores de todas as cores!

Costela de Adão

Minha planta mais antiga, a costela de Adão é fácil de cuidar e extremamente ornamental. Urban Jungle - a moda da floresta urbana com plantas dentro de casa20

Cuidados: Ela gosta de sombra e a terra levemente úmida. Ou seja, coloca o dedinho na terra, se estiver seca, molha!

Todas essas plantas são as únicas que tenho desde a mudança de apartamento, ou seja, plantas resistentes! Pra quem está começando, sugiro iniciar com elas e depois ir passando para plantas que necessitem de mais cuidados. Se alguma dessas morrer, não se desespere! Com persistência todo mundo consegue ter um jardim pra chamar de seu. Além do mais, mesmo plantas resistentes nascem e morrem – é o ciclo da vida!

Marcado com ,

4 comentários em “Duro de matar: plantas resistentes para quem está começando

  1. […] falei aqui sobre plantas bem resistentes pra quem está começando a cultivar ter motivação e conseguir […]

  2. […] está querendo começar a cultivar plantas na sua casa, vem ver esse post sobre as plantas mais resistentes pra quem está […]

  3. Até to querendo começar a ter plantas, culpa sua! hahahaha PS: esses seus vasos <3

    1. Não é só culpa minha, não! Quando você se muda a “louca das plantas” começa a aflorar! hahaha

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: