Plantas para ter no Quarto que Melhoram a Qualidade do Ar e do Sono

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

As plantas têm super poderes. Algumas são capazes de afastar energias negativas, outras podem curar doenças. Certas plantas são capazes de nutrir nosso corpo, outras acalmam e tem até as que estimulam. Mas hoje, vamos falar especificamente sobre aquelas que melhoram nosso sono por simplesmente estarem no mesmo ambiente: as plantas para ter no quarto!

Se você sofre de insônia ou problemas respiratórios, talvez encontre aqui a solução para o seu problema. Essas plantinhas não são one night stand e ainda tratam muito bem quem dorme com elas!

A princípio eu pesquisei plantas para ter no quarto por questões ornamentais. Queria evitar plantas que pudessem trazer algum problema, afinal, algumas podem ser tóxicas. Mas no decorrer desse estudo fui vendo que existem plantas que poderiam trazer vários benefícios para nossa vida enquanto dormimos. Dá uma olhada nas minhas escolhas:

Hera

O super poder da Hera é purificar o ar e até reduzir o mofo! Isso faz com que a pessoa tenha menos chances de crises de asma, alergias e irritações pulmonares. Quando soube disso não deu outra, adquiri uma hera pra dormir comigo! haha É a planta perfeita para ter no quarto. Além disso, é linda. Ela pode ficar pendente ou se arrastar em alguma prateleira.

Jasmim

plantas para ter no quarto que melhoram o sono e ar jasmimA Jasmim é muito mais do que um rostinho bonito que você vai levar pra casa. Sua flor libera um perfume delicioso, considerado até forte por alguns. Esse cheiro reduz a ansiedade podendo melhorar a qualidade do sono. Consequentemente, melhora a produtividade durante o dia. Existem várias espécies. A mais comum é a jasmim estrela, que cresce como trepadeira. Fica linda na janela! jasmim planta para ter no quarto que melhora a qualidade do sono e do arEu amo e tenho uma do lado da minha cama. Quando uma flor abre, a gente sente da cama o cheirinho na hora e falamos: opa, abriu uma jasmim!

Alfazema

Assim como a jasmim, a alfazema tem um perfume muito agradável. A alfazema no quarto ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse e diminuir a frequência cardíaca. Sendo assim, ela também melhora a qualidade do sono. Por seu aroma tranquilizante, a alfazema pode até reduzir o choro em bebês! Ela é uma espécie de lavanda, mas mais cheirosa ainda!

Espada de São Jorge

Uma das plantas mais recomendadas pra melhorar a qualidade do ar, a Espada de São Jorge também é conhecida por limpar as energias.  Além disso, é uma das plantas mais fáceis de cuidar! Estudos mostraram que a Espada de São Jorge no quarto ajuda a evitar problemas respiratórios, dores de cabeça, irritações oculares. Por purificar o ar, ela também dá mais disposição depois de uma boa noite de sono com ela ;) O pacote completo, hein?

Ps: Fiquei louca atrás de um cachepô igual o da foto aí em cima, acabei achando na promo aqui na Mobly.

Babosa

Ainda falando em plantas com super poderes, a Babosa é a mulher maravilha. Foi listada pela NASA entre as plantas que mais geram oxigênio e melhoram a qualidade do ar. Sabe o que isso quer dizer? Mais oxigênio no quarto = sono profundo.

Além disso a babosa é muito fácil de cultivar, não precisa de regas constantes, apenas uma boa luz solar diária. Isso sem falar nos 5.987 benefícios da babosa. Com muita dor no coração eu tiro um pedacinho da minha semanalmente pra turbinar meu creme de cabelo, passar no rosto. A babosa tem poderes cicatrizantes, curativos e regeneradores. plantas para ter no quarto que melhoram o sono e ar babosa

Atenção: Limpe o filtro de ar!

Esses benefícios podem ser prejudicados caso acumule pó nas folhas das suas plantas. Por isso é importante passar um paninho de vez em quando, dar uma regada mais molhada nas folhas. É como um filtro de ar, tem que manter limpo!

Gosta de plantas mas acha que não tem muita sorte cuidando delas? Veja esse post aqui então!