As Melhores Plantas Para Dentro de Casa

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Logo que mudei para o apêzinho fui fazer todas as pesquisas possíveis para encher ele de boas energias. Eu queria ter plantas em todos os ambientes, mas, quais sobreviveriam a lugares sem sol?

Plantas não sobrevivem sem claridade, por isso, saber quais toleram sol pleno, meia sombra ou sombra completa faz toda a diferença pra você adaptar ao seu lar e não se frustrar com suas escolhas. Minha pesquisa eu já fiz, faz 6 meses que estou morando aqui na minha floresta particular.

(Esse é meu home office, falei sobre aqui)

Toda planta precisa de luminosidade, mas algumas não suportam raios solares diretos. Essas são as perfeitas para interiores e ainda não precisam de muitos cuidados específicos. A maioria delas precisa de água em média duas vezes por semana (a dica é sempre ver se a terra está seca antes de molhar, como aprendemos com a Jéssica Varjão aqui). Por isso, seguem 20 plantas lindas que você pode ter dentro de casa, sem sol!

(Eu nem vou citar a Espada de São Jorge, porque eu falei tanto dessa planta que quem acompanha o blog já deve estar cansado. Mas sim, ela também poderia fazer parte dessa lista)

1 – Zamioculca

plantas que atraem boas energias feng shui zamioculca

Ela já está na minha lista das plantas resistentes. Além disso, a zamioculca se adapta muito bem a ambientes sem luz!

2 – Costela de Adão

Também em outras listas aqui do blog, a Costela de Adão é linda, estilosa e não precisa de raios solares diretos.

3 – Calatheas / Marantas

Existem muitas espécies de marantas, todas não gostam da incidência direta de raios solares. Essa planta é viciante, fiz até um post pra mostrar suas variedades mais lindas. Eu tenho uma mas já quero encher a casa dessas belezinhas.

4 – Trandescantia

O conhecido Lambari é uma planta de sombra. Perfeita para interiores, eu tenho esse rosa e sou apaixonada.

5 – Samambaia

Samambaia não curte sol direto e nem vento. É uma ótima planta pra deixar penduradinha naquele ambiente mais fechado.

6 – Hera

Apesar de tolerar o sol, a hera se dá muito bem também sem a incidência direta dele. Eu tenho uma no quarto, pois ela é uma das plantas que fazem bem para esse ambiente como mencionei aqui.

7 – Tostão

O tostão, também conhecido como dinheiro em penca, é famoso pela lenda de que atrai dinheiro. Logo, comprei vários! hahahah Ele se dá bem em ambientes com ou sem sol. Quando exposto ao sol, ele cria uma tonalidade linda mais roxa. Quando na somba, fica bem verdinho.

8 – Lírio da Paz

Como cuidar de plantas em casa

Essa é uma das poucas flores que não precisam de sol! Aproveite :)

9 – Babosa

A babosa tolera o sol, mas é ótima para a sombra. Além disso, é uma planta medicinal perfeita para se ter em casa.

10 – Veludo Roxo

Essa é uma das minhas mais recentes aquisições. Achei essa planta super exótica! Atenção: plantas aveludadas não gostam que molhem suas folhas!

11 – Begônia Rex

Existem muitas variações de begônias, e eu nem estou falando da flor. Olha essas folhagens!

12 – Peperômia

Com diferentes variações, essa planta é uma fofura e não gosta de sol direto.

13 – Monstera Oblíqua

Da família da costela de adão, a monstera oblíqua é uma planta de sombra super diferente e cresce como trepadeira.

14 – Soleirolia (Lágrimas de Bebê)

Essa planta é uma fofura e adora uma boa sombra e água fresca! Olha a minha como cresceu.

15 – Alocásia

Assim como todas as plantas, ela gosta de luminosidade, mas não de raios diretos. Ah, também adora uma chuvinha nas suas folhas!

16 – Ludísia

Essa planta linda da família das orquídeas tem folhas surreais, quase pretas com linhas avermelhadas que parecem desenhadas a mão. Adoro minha ludísia!

17 – Asplênio

Essa é uma das mais belas e volumosas folhagens, da família das samambaias. Perfeita pra dar aquele visual de urban jungle na sua casa.

18 – Dracenas

Eu tenho uma das dracenas mais diferentes, a Godsefiana, com essas bolinhas. Diz a lenda que com uma folha dessas na carteira, nunca vai te faltar dinheiro. Mas a família das dracenas é muito extensa e tem variedades incríveis.

19 –  Jibóia

Uma das plantas mais fáceis de cuidar (apesar de eu já ter matado uma), a jibóia é ótima pra se ter dentro de casa! Também foi listada aqui na lista da Nasa das plantas que mais renovam o ar!

20 – Caládio

Com variedades super estampadas e coloridas, essa qualidade de plantas vai deixar sua casa super estilosa! Está na minha lista de desejos <3

Se eu te falar que tenho quase todas essas, você vai me achar doida? haha Existem muitas outras plantas pra você ter dentro de casa: Antúrio, bambu, philodendro,  bromélia, violeta, orquídea, palmeira, pau d’agua, filodendro pacová, clorofito… dá pra literalmente fazer uma floresta tropical no seu apêzinho! Bóra começar?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: