Como Cuidar de Plantas em Casa – Um Guia Básico

Jéssica Varjão

Engenheira Agrônoma, sócia-proprietária do Armazém Natural, aquariana é muito sonhadora, sou apaixonada por assuntos que envolvam plantas, animais, moda e viagens,e estou sempre disposta a compartilhar ideias!

Desde que me entendo por gente sou apaixonada pela natureza. A fauna e flora sempre me encantaram, me sinto muito privilegiada em viver em um país com grande biodiversidade (uma pena poucas pessoas serem sensibilizadas a preservação dessa natureza).

Sou Engenheira Agrônoma de formação, mas carrego a jardinagem e o paisagismo no meu coração. Essa prática de cuidar de plantas vem ganhando espaço ao longo dos anos, já que essa transformação da natureza é um hábito do homem moderno. Porém, quem sai perdendo nessa prática é a própria fauna e flora. Falando especificamente das plantas, quando as domesticamos para atender às nossas necessidades, estamos tornando-as mais sensíveis aos ataques de pragas e doenças. Por consequência somos obrigados a usar defensivos, vulgo venenos, que muitas vezes acabam prejudicando o meio ambiente.

Quando falamos de jardinagem estamos usando esse processo de transformação da natureza em uma ação positiva, já que podemos transformar áreas sem vida em um lindo e florido jardim. A Jardinagem não é uma ciência exata, você não precisa ter obrigatoriamente o famoso dedo verde para ter belas plantas, permita-se errar para aprender. Hoje vou dar umas dicas básicas de como cuidar de plantas para elas se desenvolverem saudáveis e felizes.

Guia Básico de Como Cuidar de Plantas em Casa

Como cuidar de plantas em casa

Solo

Como cuidar de plantas em casaIndependente se sua planta estiver em um vaso, ou diretamente no chão, temos que ter um carinho especial pelo solo, já que é de onde as plantas retiram água e nutrientes para se desenvolverem. Algumas dicas básicas e essenciais que deixo aqui são:

  • Fique atento qual tipo de solo que sua planta prefere, se é mais arenoso, argiloso… (pesquise no google sempre pelo nome da planta para tirar essa dúvida ou pergunte no local onde comprou a planta)
  • Atente-se a adubação – principalmente para o excesso. O acesso a fertilizantes é muito fácil, em qualquer casa de jardinagem é possível adquirir o famoso NPK, porém cuidado: nada em excesso é bom quando falamos de nutrientes. O excesso de um pode causar a indisponibilidade de outros. Podemos falar especificamente sobre esse assunto em outro momento. Como regra geral, adubamos folhagens a cada 4 meses e plantas com flores a cada 2 meses.
Rega

Como cuidar de plantas em casa - guia básico para iniciantesCada planta tem sua particularidade quanto à rega, mas em geral os momentos ideias são pela manhã e final da tarde. Quando era mais nova ouvi inúmeras vezes da minha avó que eu não poderia regar as plantas ao meio dia, sua explicação era que eu iria queimar a folha. Se você fica como eu ficava na época, sem entender nada, vou te dar uma explicação rápida!

Os vegetais possuem estruturas chamadas estômatos que são responsáveis pela transpiração das plantas (perda de água). Já ouviu falar em osmose? Essa é uma das formas das plantas perderem água. A diferença de concentração de um meio com maior quantidade de água vai para outro meio com menor quantidade, assim se mantém um equilíbrio.

Seguindo essa explicação, quando as plantas transpiram (perdendo água) elas absorvem água do solo para manterem-se equilibradas. Nos horários mais quentes do dia, os estômatos estão fechados, caso contrário a planta irá transpirar muito. Por isso, se você regar a planta esse horário, ou não haverá máxima absorção ou, dependendo da planta, você irá “enganar” os estômatos. Ele irá abrir para absorver a água, mas por conta do sol as plantas ficarão com aspecto murcho.

Então, qual momento ideal para rega? Uma dica geral é: coloque a mão no solo e mexa, você irá sentir se ele está seco ou úmido. Mas, novamente, cada planta tem sua particularidade, umas gostam de ambientes mais úmidos outras não, fique atento.

Poda

Como cuidar de plantas em casaA poda tem muitas particularidades. Uma dica essencial é ficar atento se há nas folhas, flores ou galhos sinais de ataques de pragas ou doenças. Se estiverem, realize a poda para evitar que se espalhe para o restante da planta. Lembre-se de usar ferramentas limpas e ser delicado para não danificar sua planta.

Uma dica especial que deixo aqui é a pasta de canela. Quando tiramos uma parte da planta ela fica aberta, propensa a outras pragas e doenças. Fazendo essa misturinha bem simples de água+canela até formar uma pasta e passando nas regiões que ficaram expostas, você irá estimular a cicatrização, enraização, afastar formigas e proteger de doenças.

Luz

Como cuidar de plantas em casaTodas as plantas precisam de luminosidade, umas mais outras menos. Procure saber qual o tipo de incidência solar sua plantinha prefere.

Você não sabe qual tipo de luminosidade sua planta prefere?

Normalmente as folhas mais fininhas, de tom verde bem claro ou as com flores preferem a luz direta. Já aquelas folhas verdes escuras e mais carnudas preferem a meia luz. Claro que toda regra tem sua exceção, então, observe como sua planta está se desenvolvendo e sua aparência. (Na dúvida, joga no google!)

Vento

Como cuidar de plantas em casaA ventania influência na minha planta? Sim, e muito! Além do risco de quebrar galhos, perder folhas e flores, se estiver em um vaso, poder cair no chão! Os ventos podem ressecar a planta tanto quanto o sol, por isso, cuidado com o local escolhido.

Espero que essas dicas tenham sido úteis de alguma forma pra você. Você vai perceber que cuidar de plantas é mais fácil e prazeroso do que imagina! Tenha a jardinagem como um hobby muito divertido e relaxante, e aproveite a natureza a seu redor ela nunca para de nos surpreender e encantar!