Reformando o Criado Mudo Antigo – Como Pintar Móveis de Madeira

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Mais um DIY aqui no apê: modernizamos o criado mudo! Vem ver como pintar um móvel de madeira.

Reaproveitar, reciclar e criar: esse conceito sustentável é algo que admiro muito e trago para a decoração da minha casa. Tudo que foi feito por nós mesmos tem uma beleza a mais, aquele carinho e sentimento de que colocamos um pouco de nós mesmos em cada detalhe. Mesmo tendo alguns defeitinhos por não ter sido o trabalho de um profissional, é algo único!

Meu sogro veio morar com a gente e trouxe alguns móveis de madeira da casa onde morava na fazenda. Esses móveis são lindos, madeira maciça, bem trabalhados, com aqueles desgastes que fazem parte da história. São peças perfeitas para uma casa na fazenda, porém, moramos em um apartamento com um estilo bem mais moderno e estamos quebrando a cabeça pra conseguir incluir esses móveis cheios de sentimento ao nosso apartamento.Processed with VSCO with e1 presetNosso quarto está sendo decorado em tons de branco, cinza e preto. Nós fizemos a parede de cimento queimado, eu já tinha um criado mudo branquinho e criei quadros combinando. Faltava um criado mudo para o outro lado da cama. Foi quando percebi que tínhamos deixado essa peça linda escondida em um quartinho extra da casa. Conversei com meu sogro e consegui seu aval: vamos pintar o criado mudo de branco!

Passo a Passo para Pintar um Móvel de Madeira

O que você vai precisar:

  • Lixas para madeira nº 100 e 180 (quanto maior o número, mais fina)
  • Primer
  • Tinta esmalte à base de água (usamos a tinta Esmalte Premium Luxen Branco Neve)
  • Verniz (opcional, não usamos)
  • Rolo de espuma para pintar
  • Pincel de cerdas macias
  • Bandeja para Tinta
  • Pano, Papelão ou jornal para proteger o chão
Prepare o Móvel

Primeiramente, retire gavetas e peças anexadas como puxadores. No nosso caso foi só desparafusar!

Esses móveis geralmente possuem vestígios de verniz e desgastes que deixam sua textura muito irregular. Para que a tinta fixe na madeira, é preciso lixar bem bonitinho no sentido dos desenhos da madeira.

Utilizamos a lixa mais grossa (100, quanto maior o número, mais fina a lixa), cortamos em pedaços menores e conforme cada pedaço de lixa vai desgastando vamos trocando para render bem. Depois, usamos a lixa mais fina (180) para lixar os detalhes menores.

Caso tenha algum desgaste mais profundo, é possível cobrir com massa para reparo em madeira. No nosso caso, preferimos deixar os desgastes mesmo.

Depois que o móvel ficar mais lisinho e sem brilho, limpe bem com um pano para tirar todo o pó, sem deixar molhado.

Nessa hora você pode aplicar duas camadas do primer, para garantir que o móvel fique impecável. Essa parte é opcional e depende do efeito que você deseja. Nós não utilizamos. Caso você utilize, espere secar o móvel para os próximos passos.

Hora de Pintar!pintar móveis antigos de madeira

Com o móvel bem limpinho e seco, é hora de pintar! Usamos a tinta solúvel em água, então é só colocar uma parte de tinta em uma bandeja de pintura e 10% dessa quantidade de água. É difícil medir essa porcentagem exata, então a gente foi meio no olho – é beeeeem pouca água.

Misture bem com o próprio pincel (existe instrumento até para misturar a tinta, mas como somos leigos e práticos, vai assim mesmo) até a tinta ficar bem homogênea.

Sempre aplique a tinta também no sentido das vigas da madeira. Utilizamos o rolinho para as partes lisas e maiores e o pincel menor para os detalhes. Na primeira demão de tinta você ainda vai ver o fundo de madeira, especialmente se a tinta for branca como a nossa.

Espere secar, a embalagem recomenda 6 horas (A gente pintou antes porque sou ansiosa, deu certo haha). Certifique-se que o móvel esteja bem seco para aplicar a segunda camada.

Aguarde mais 6 horas e aplique a terceira demão. Dependendo do móvel, estará perfeito com três camadas. Mas, caso seja necessário aplicar mais, aguarde novamente o tempo indicado e repita a demão.

Após secar, você pode escolher se deseja aplicar um verniz para deixar o móvel com maior brilho e proteção.

Depois que tudo estiver bem sequinho, é hora de colocar de volta os puxadores (se for um móvel como o nosso) e montar novamente! É indicado esperar no mínimo 24 horas após a última demão para montar o móvel novamente. (É muito injusto só ter fotos do Henrique fazendo, eu juro que fiz 80% desse trabalho! hahahahaha)

Você ainda pode trocar os puxadores se preferir. O nosso ficou assim, lindinho!

Criado mudo pintado de branco

Olha o antes e depois:A próxima vítima das nossas reformas será a mesa da cozinha. Por enquanto ela não está combinando NADA com nosso apê, mas estamos preparando uma transformação digna de Luciano Huck pra ela! Quem adivinha o que vai sair?

Se você não tem um móvel antigo para decorar, mas está buscando um criado mudo lindo e em conta, dá uma olhada aqui.

Marcado com ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: