DIY: Parede de Cimento Queimado Passo a Passo

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Já pensou fazer uma parede de cimento queimado você mesmo? Eu fiz, vem descobrir como!

Quem me conhece sabe que eu sou louca por um DIY. E acredito que tudo que a gente quiser fazer, a gente dá um jeito e aprende. Minha sorte é que não sou virginiana e não me importo com os detalhezinhos que as vezes dão errado! haha Foi o caso da nossa parede de cimento queimado.

Quando eu e o Henrique fomos morar juntos no início desse ano, o apartamento estava todo branco e sem graça. A primeira coisa que a gente fez foi comprar plantas pra dar uma energia legal ao lugar. A partir daí começamos a decorar cômodo por cômodo.

Nossa primeira vítima foi o quarto, eu sou uma pessoa bem monocromática então para sair da mesmice das paredes resolvemos fazer uma em cimento queimado. Nos apaixonamos por essas referências!

Logo comecei a buscar papéis de parede imitando cimento queimado. Achei que fosse desgastar menos a parede! Achei alguns bem bonitos, mas nenhum com a textura que queria. Então, pesquisei e pesquisei e resolvemos fazer nós mesmos a parede de cimento queimado!

Conversamos com o vendedor na sessão de tintas da Leroy Merlin e ele nos recomendou o revestimento especial da marca Ibratin da linha Elegance, cimento queimado. Pegamos a cor “prata” pra não ficar muito escuro o quarto já que a janela não é muito grande. Fizemos no quarto e gostamos tanto que um tempo depois fizemos também no nosso home office!

Mãos à Obra – Como Fazer Parede de Cimento Queimado

Pra fazer a parede de cimento queimado você vai precisar de:

  • Revestimento Especial Elegance Cor Prata
    Revestimento para parede de cimento queimado elegance cor prata como aplicar
  • Desempenadeira de aço inox com bordas arredondadas
  • Espátula
    espatula_de_aco_calice_cabo_pvc_60mm_momfort_89838896_0001_1800x1800
  • Fita Crepe (para proteger os cantos)
fita_crepe_branca_50mm_x_50m_dexter_89327525_e646_1800x1800Preparação

Primeiramente forre o chão com jornal ou lona preta e coloque fita crepe nos cantos da parede para não manchar as laterais. Deixe bem protegido porque se manchar, não tem como tirar!

Outro fator importante é a parede estar branca e lisa. Caso contrário você vai precisar lixá-la.

A marca recomenda aplicar um primer antes, porém, o moço da loja me falou que não precisa, fiz sem e deu certo.

Aplicação

Após ter tudo preparado para começar, pegue com a desempenadeira um pouco do revestimento direto da lata mesmo, e vá aplicando na parede em movimentos arredondados, mas aleatórios – cuide pra não ficar fazendo movimentos iguais e ficar uma padronização, o cimento queimado é abstrato e assimétrico. Cuidado para não aplicar em excesso ou muito pouco. Use a espátula para ir limpando a desempenadeira conforme for aplicando, pra garantir que ela fique sem restinhos de revestimento que possam estragar as aplicações. Na primeira camada você pode se preocupar mais em cobrir toda a parede do que com os movimentos.

Aplique uma segunda camada logo em seguida da primeira e aguarde 6 horas.

Abaixo, imagens de dor e sofrimento do momento em que você acha que está tudo dando errado (não repare a qualidade, fiz um print do vídeo)

Após esse período de 6 horas, as primeiras camadas estarão secas e você pode aplicar a última camada. Ela vai dar o toque final dos “desenhos” na parede, por isso, mais atenção aos movimentos nessa vez. O objetivo é deixar a parede lisa, sem texturas. Só depois disso que você vai ver que no final deu tudo certo!Processed with VSCO with e1 presetEu gravei um timelapse de como fizemos no quarto e compilei nesse vídeo do meu IGTV. Dá uma olhadinha clicando aqui.

A parede do Home Office já foi muito mais fácil e gravei um tutorial completinho mostrando!

Quem vai se aventurar fazendo uma dessas em casa? Eu não me responsabilizo, ok? hahah Mas com muito jeitinho fica lindo, é só você querer! Agora o próximo DIY vai ser esse espelho Adnet que é muito mais simples do que você imagina ;)