Como cuidar da Columéia (Planta Batom)

Jéssica Varjão

Engenheira Agrônoma, sócia-proprietária do Armazém Natural, aquariana é muito sonhadora, sou apaixonada por assuntos que envolvam plantas, animais, moda e viagens,e estou sempre disposta a compartilhar ideias!

A pergunta de hoje foi da @taidaadorian: As folhas da minha Columéia estão caindo! O que fazer?

A columeia é uma planta que prefere ambiente de meia sombra, com uma boa umidade no ar, e o solo não encharcado. Exige uma adubação a cada três meses e podas após a floração (eliminando os ramos laterais e cortando todos os outros ramos pela metade de seu comprimento), lembre-se de troca-la de vaso, colocando-a em um maior a cada dois anos, se bem cuidada sua columeia pode durar em média cinco anos.

Mas vamos para algumas suposições do que pode estar acontecendo com a sua planta, é difícil falar com exatidão sem ver a sua Columeia, se quiser pode mandar me mandar algumas imagens que conversamos melhor!

  • O verão este ano está bem intenso, a umidade atmosférica pode estar prejudicando a planta, mude sua planta para um local mais úmido, ou borrife as folhas regularmente com um borrifador. A água deve estar na temperatura ambiente.
  • Por outro lado, você pode estar regando demais, a Columeia normalmente exige regas até 3x por semana.
  • O ar onde a planta está precisa ser renovado. Abra as janelas para uma maior ventilação.

Dica: se você acabou de comprar a sua, além dos cuidados acima, tenha paciência para ela se adaptar ao novo ambiente! Você também tem alguma dúvida sobre plantas? Deixa nos comentários!