As plantas que ficam dentro de casa não precisam tomar sol?

Jéssica Varjão

Engenheira Agrônoma, sócia-proprietária do Armazém Natural, aquariana é muito sonhadora, sou apaixonada por assuntos que envolvam plantas, animais, moda e viagens,e estou sempre disposta a compartilhar ideias!

Muita gente envia perguntas no Instagram sobre plantas, por isso, é hora da Jessica Varjão responder! A pergunta de hoje é da @thaysapozzobon, que quer saber se as plantas que ficam dentro de casa não precisam tomar sol. Vem conferir!

Toda planta precisa de luz solar para produzir seu alimento que se dá através da fotossíntese, no caso, a planta transforma a luz solar em energia por meio da clorofila. Porém existem plantas que preferem mais incidência solar e outras menos, o tempo que a planta precisa ficar exposta no sol varia de uma espécie para outra.

Como cuidar de plantas em casa
  • Luz Direta e intensa: As suculentas que estão tão na moda, são um ótimo exemplo de plantas que gostam de muita luz e por muitas horas do dia, algo como 5 – 6 horas por dia. Por serem naturais de regiões desérticas elas podem vir a morrer na sombra, se notar que sua plantinha dessa espécie está pálida e fraca, com perda de folhas é bem provável que esteja com falta de luz. Outros exemplos são: escovinha, Amarílis, dália e boca de leão.
Dália
  • Média ou Meia Sombra: A planta nesse caso recebe a luz solar diretamente quando a luz está mais fraca e indiretamente quando o sol está forte, varia muito com o clima. Mas algo como não tomar sol diretamente entre 10 da manhã e 16h da tarde. Alguns exemplos: lírio, campainha, beijos de frade, begônia, flor de maio e Maria sem vergonha.
Flor de Maio
  • Sombra: Não confunda com ambiente escuro, lembre-se que toda planta precisa da luz do sol para a fotossíntese, o que acontece nesse caso é que o ambiente é claro, porém a luz quente do sol não encosta na planta (normalmente as folhas são mais sensíveis), como é o caso da Hortência. Ou seja, essas precisam da claridade, da luz indireta do sol, e são plantas perfeitas para ter dentro de casa, como citamos nessa matéria.
Trandescancia

Você também tem alguma dúvida sobre plantas? Deixa nos comentários que vamos responder!

Marcado com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: