10 lugares para conhecer na sua próxima viagem No sul do brasil

Thaisa Dalmut

Designer e Diretora de Arte, sou apaixonada por plantas, moda, decoração, viagens... essa miscelânea linda que compõe minha felicidade. Vivo buscando novas inspirações e acredito que somos capazes de aprender e fazer tudo que realmente quisermos.

Viajar é uma experiência maravilhosa. Conhecer novos lugares, culturas… muita gente vibra ao imaginar uma viagem para o exterior. Mas você já explorou o seu país? Eu demorei até perceber a riqueza do lugar em que vivemos. Sempre sonhei com viagens internacionais – ainda sonho – até perceber que existem maravilhas incríveis aqui perto que eu ainda não havia explorado. Faz pouco tempo que comecei a viajar no sul do Brasil.. Visitei diversas cidades nos três estados e sinto que cada vez há mais lugares lindos para se conhecer!

A primeira viagem que fizemos foi uma road trip pelo sul do Brasil saindo de Londrina para a Serra Gaúcha, Serra Catarinense e Litoral Catarinense. Foram 20 dias e mais de 2.500 km rodados! Depois disso também fomos conhecer alguns pontos no Paraná, em viagens separadas :)

Nessa lista tem um pouco de todos os lugares para conhecer no sul que conheci e indico para sua próxima viagem no Brasil! Espero que goste :)

Gramado e Canela – RS

Gramado é a principal cidade da serra gaúcha, onde você encontra diversos atrativos relativamente próximos e de fácil acesso. A cidade é muito segura e o centro é repleto de pubs alemães, restaurantes de fondue, comida italiana e alemã e, claro, muitas lojas de chocolate! Além disso, com uma arquitetura linda de se ver, passear no centro de Gramado é o suficiente para você querer conhecer todos os lugares!

Toda a região da serra gaúcha é rica em cultura, gastronomia e paisagens lindas. Mas as cidades mais conhecidas são Gramado e Canela, onde se concentra a maior parte dos atrativos turísticos. Dá uma olhada nessa matéria aqui o que fazer em Gramado e Canela. Coloquei na lista essas duas cidades, mas recomendo conhecer a região como um todo – você não vai se arrepender!

Bento Gonçalves – RS

Mais ou menos duas horinhas de carro de Gramado fica Bento Gonçalves, a capital do vinho! Foi lá que os primeiros imigrantes Italianos chegaram no Brasil e iniciaram o cultivo de uva. Sendo assim, a cidade e sua região é cheia de história! Nela se localiza grande parte da rota dos vinhedos, um caminho repleto de vinícolas e hotéis extraordinários.

Na estação ferroviária de Bento Gonçalves, inaugurada em 1919, também se inicia o famoso passeio de Maria Fumaça, uma verdadeira aula de história! O passeio vai a Garibaldi e Carlos Barbosa, com belas paisagens e apresentações folclóricas durante todo o caminho.

Há muito mais o que fazer em Bento Gonçalves, porém tivemos só um dia na região. Espero conhecer mais em breve!

Cambará do Sul – RS

Para os aventureiros que não abrem mão do conforto, Cambará do sul é um destino imperdível. A cidade fica nos Campos acima da Serra, uma região muito alta onde as paisagens são de tirar o fôlego e é possível ver tudo de cima. Na nossa viagem exploramos especificamente o local em que nos hospedamos, o Parador Casa da Montanha (Já falei sobre esse lugar aqui). É nada mais nada menos do que um acampamento de luxo, uma experiência única!

Viagem no sul do brasil - acampamento de luxo no rio grande do sul parador casa da montanha

A região é repleta de atrações para quem ama se aventurar: cânions, cachoeiras, campos e muitas opções de passeios pela agência de turismo do hotel. Vale a pena a visita ao parque Aparados da Serra, uma extensão de mais de 30 cânions que tem sua extremidade na cidade, mas começa lá em Urubici na serra catarinense.

Praia Grande – SC

Um pouco abaixo de Cambará do Sul, Praia Grande já pertence a Santa Catarina e mostra uma visão um pouco mais de frente dos Aparados da Serra. Lá é possível fazer diversos passeios, dentre eles conhecer o interior do cânion Malacara e suas piscinas naturais, passeio que fizemos e tivemos a chance de tomar um banho de cachoeira inesquecível!

Em Praia Grande nos hospedamos na Morada dos Cânyons, um visual indescritível que contamos melhor aqui.

SERRA CATARINENSE – SC

Essa região eu preciso desbravar mais afundo, mas enquanto isso, apresento a vocês o que já pude conhecer da maravilhosa serra catarinense. Essa é uma região de grande altitude, sendo a mais fria do Brasil, um dos poucos lugares onde é possível ver neve. Seguindo nosso caminho passamos pela famosa Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, onde tiramos essa foto com mais de 1500 metros de altitude. É uma das estradas mais lindas do mundo e vale a pena você conhecer.

Outra parada que fizemos na serra catarinense foi na Serra do Corvo Branco, em Urubici, uma serra espetacular cortada por uma estrada que torna a viagem ainda mais linda.

IMBITUBA – SC

Imbituba fica ao sul de Santa Catarina e 90 km de Florianópolis. Existem 9 praias na cidade, entre elas, a famosa Praia do Rosa! A Praia do Rosa é um dos meus destinos preferidos por ser um lugar simples, bem roots haha, totalmente ligado a natureza e com as paisagens mais exuberantes que eu já vi.

fazenda verde by neco a melhor pousada da praia do rosa em santa catarina

Existem muitas opções de trilhas e passeios para se fazer no rosa. Dessa vez fizemos a trilha da praia do rosa para a praia vermelha. Além de ser um caminho super fácil, cada trecho é uma vista mais linda que a anterior. Tem até piscinas naturais que você pode mergulhar – mas cuidado com os ouriços do mar. A natureza é o verdadeiro ponto turístico desse lugar. Encantador!

Na Praia do Rosa nos hospedamos sempre no mesmo lugar, porque somos perdidamente apaixonados por lá! A Fazenda Verde by Neco (veja mais sobre nesse post aqui)! Recomendamos muito <3

FLORIANÓPOLIS – SC

Não podemos falar de litoral catarinense sem falar de Florianópolis. Nesse tour conhecemos a praia do Santinho e o resort mais completo que eu já vi, o Costão do Santinho. Pra quem deseja uma viagem para a praia com muito conforto, recreações e comida boa, precisa conhecer esse lugar! A praia também é maravilhosa!

Mas quem conhece sabe que Florianópolis é muito amplo pra se resumir em um lugar. Eu tive a oportunidade de morar lá e não conheço nem 30% da ilha. A cidade tem mais de 42 praias! Alguns dos meus lugares preferidos em Florianópolis: Pântano do Sul, Morro das Pedras, Campeche, Ilha do Campeche, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa…

Pântano do Sul

Floripa tem de tudo: pra quem gosta de aventura, trilhas, paisagens, baladas, restaurantes… é só você saber onde se identifica mais e aproveitar!

GOVERNADOR CELSO RAMOS – SC

Governador Celso Ramos é uma cidade movimentada pelo turismo e pesca. Além de praias paradisíacas, lá também é berço de um dos melhores resorts do mundo, o Ponta dos Ganchos, que contei mais sobre aqui. Um dos lugares mais incríveis que já conheci na vida. Como só fiquei no Ponta não conheci muito sobre o restante da cidade, mas, pelo visual da praia no resort que fiquei, posso dizer que é imperdível.

ponta dos ganchos resort em santa catarina

ILHA DO MEL – PR

A Ilha do Mel é um pedacinho de terra maravilhoso onde você só chega de barco e carros não são permitidos! Você pode se sentir na Lagoa Azul! haha Localizada em Paranaguá – PR, a ilha tem 25 km de praias praticamente desertas. Para evitar a degradação da ilha, não são permitidos mais de 5mil visitantes ao dia. Lá, só se pode andar a pé pelas trilhas. A impressão é estar em um lugar paradisíaco onde a urbanização ainda não chegou.

ilha do mel farol das conchas

Grande parte do território da ilha é área de preservação, onde não é permitido o acesso. Os pontos turísticos mais importantes da Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, todos abertos à visitação pública. Eu estive na Fortaleza e no Farol das conchas, inclusive, lá que fui pedida em noivado! Um paraíso no estado do Paraná <3

FOZ DO IGUAÇU – PR

Falar de destinos no sul do Brasil e não mencionar Foz do Iguaçu, berço de uma das 7 maravilhas da natureza e patrimônio da humanidade, seria um grande erro!

Agora, se além de conhecer as Cataratas do Iguaçu, fazer comprinhas no Paraguay e na Argentina, passear e se emocionar pelo Parque as Aves (aqui coloquei mais detalhes, além dos passeios que recomendo), também ficamos em um lugar que proporcionou muita diversão no roteiro: o Wish Resort Golf & Convention!

Bônus: Roteiro tour pelo sul

Dividimos essa viagem em duas etapas. Como moramos em Londrina agora, na primeira vez descemos de Londrina direto para Gramado e subimos fazendo a rota traçada de baixo. Na segunda vez fomos direto para Foz mesmo! Caso vocês queiram se aventurar e fazer uma viagem como essa de carro, recomendo montar um excel separando bem os dias que ficarão em cada lugar e onde visitarão. A região tem muitos atrativos e é difícil fazer um tour desse e conhecer bem cada lugar. Eu ainda penso em voltar para cada um deles com mais tempo e adicionar muitos outros pontinhos rosa nessa mapa!

Quantos desses lugares você já conhece? Conta nos comentários!

Ou melhor, sabe algum lugar muito legal para me indicar nessa região? Vamos adorar tornar essa lista mais completa e, principalmente, adicionar lugares ainda pouco explorados nela. Conto com a sua ajuda <3

Marcado com

8 comentários em “10 lugares para conhecer na sua próxima viagem No sul do brasil

  1. Amei esse post, já conheço vários destes lugares e quero conhecer mais… na verdade quero fazer todos os roteiros e passeios possíveis quantas vezes for possível hahaha
    Vale na próxima dar uma passada pela região de Ponta Grossa/PR e conhecer as cachoeiras da região e o parque do Buraco do Padre, passar um dia na Colônia Witmarsum, sair de Curitiba com o passeio de trem para Morretes… Ah o sul é lindo e cheio de lugares maravilhosos… o Brasil é, o mundo hahaha Viajar é sempre Incrível!

    1. Preciso conhecer esses lugares ainda, amei a dica <3

  2. Melhor viagem de todas! Da vontade de voltar em todos esses lugares ❤️

    1. Vamos voltar!

  3. Ahhh, que maravilha de post! Casei em novembro e estamos planejando a lua de mel para março.. moramos em Cascavel e nossa ideia é ir até a Morada dos Canyons (tbm dica sua haha) e voltar pelo litoral. Amei as dicas!!

    1. Ah que delícia de lua de mel! Vocês vão AMAR! Depois conta pra gente o que achou <3
      Obrigada!

  4. Vocês tem que conhecer Pedra Branca do Araraquara, entre Garuva e Guaratuba, tem uma localização exata que pega a divisão dos estados PR e SC. Lá tem estradinhas de areia ladeadas pelo rio São João de águas cristalinas que vem direto do morro. O rio é todo de pedras claras e redondas lapidadas naturalmente pelas águas, algumas lembram ovos de dinossauros – engraçado, mas é verdade – é uma paisagem linda de se ver, e mergulhar! A correnteza e forte e não se pode entrar em diaa de chuva por risco de cabeça d’água – quando a água vem descendo forte do morro devido ao aumento de volume.
    Lá tem plantação de bananas, palmitos entre outros, se pegar uma bike é só seguir as estradinhas de areia e aproveitar a vista verde das plantações e vegetações da mata.
    Passei algumas férias lá, e não queria saber de praia.
    Espero que um dia possam conhecer!

    1. Amei a descrição, tô doida pra conhecer esse lugar! <3

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: